Menu
Busca terça, 21 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
INTERCÂMBIO

Douradense compartilha experiência nos EUA

08 setembro 2014 - 09h08

Conhecer outros países e culturas é o sonho de muita gente, mas graças ao programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, essa é a realidade de Rafael Claudino dos Santos, acadêmicos de Farmácia da Unigran. O jovem está estudando em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, desde agosto do ano passado, e está apaixonado pela experiência.

A história começou quando ele descobriu o programa pela TV e se interessou pela oportunidade. “Fui logo fazer minha inscrição sem muita expectativa, porém, apesar de um processo burocrático e estressante – envio de documentos, cumprir datas -, a chance chegou. Desde então, tudo na minha vida mudou”, conta o jovem.

Desde então, a vida de Rafael tem sido uma sequências de experiências incríveis. Além de ter a chance de frequentar uma universidade americana, Rafael conheceu pessoas de outros países, visitou pontos turísticos, aprendeu outro idioma e mudou sua visão de vida. “Estudar em outro país fez meu ponto de vista sobre o mundo mudar. Aqui aprendi uma cultura totalmente diferente da brasileira. Pessoalmente falando, o programa faz com que passamos por experiências realmente únicas”, reflete.

No caso de Rafael, a parte complicada é que, nos Estados Unidos, a formação de farmacêutico é bem diferente da brasileira. Por isso, quando ele voltar, serão poucas as disciplinas que ele poderá eliminar. Mais isso nem de perto desanima o rapaz. “Fim do ano minha turma do Brasil já se forma. Às vezes tenho a sensação de que eu já poderia estar me formando, ai penso em tudo que já passei por aqui e tenho certeza que tudo valeu muito a pena”, afirma.

O foco do acadêmico agora é o futuro. Com mais um semestre para aproveitar antes de voltar para casa, ele espera poder dar bom uso a tudo o que aprendeu por lá. “Intercâmbio abre portas, te faz pensar diferente e faz com que ganhamos muita experiência, portanto, qualquer oportunidade deve ser aproveitada. Agora, com fé em Deus e fazendo minha parte, chegarei ao Brasil preparado profissionalmente para buscar o melhor para minha profissão e com muita história pra contar”.

As inscrições para o programa podem ser feitas até o dia 29 de setembro. As áreas contempladas pelas bolsas, documentos necessários e outras informações podem ser obtidas [clicando aqui](www.cienciasemfronteiras.gov.br).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso com carro roubado no RJ que seria levado para a Bolívia
Homem é preso com carro roubado no RJ que seria levado para a Bolívia
IFA
Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses
NOVA ANDRADINA
Homem é preso pela após agredir esposa durante discussão
BRASIL
Governadores dizem que alta na gasolina é 'problema nacional'
Idoso morre após 1 mês internado e família procura ciclista suspeito
Idoso morre após 1 mês internado e família procura ciclista suspeito
REGIÃO
Mais Social: beneficiários já podem utilizar créditos nesta terça-feira
Mulher finge dormir e flagra marido estuprando neta de 9 anos
ESTADOS UNIDOS
Presidente Bolsonaro se reúne com primeiro-ministro britânico nos EUA
PEDRO JUAN
Irmãos executados na fronteira foram vítimas de fugitivo de presídio
DOURADOS
Vereadores aprovam programa de regularização de edificações

Mais Lidas

DOURADOS
'Buguinha' é presa e diz que matou caseiro por legítima defesa
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
DOURADOS
Envolvida em execução de detetive é presa novamente em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina