segunda, 09 de setembro de 2024
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
LEGISLATIVO

Deputados devem votar 18 projetos na sessão ordinária desta quinta-feira

05 dezembro 2019 - 08h27Por Da Redação

Os deputados devem votar 18 projetos nesta quinta-feira (5) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Uma proposta será analisada em discussão única e as demais, em primeira votação. As matérias tratam, entre outros assuntos, sobre habitação, funcionalismo, tributação, saúde, meio ambiente e segurança pública.

Entre as matérias pautadas para primeira discussão, há quatro projetos de lei do Executivo relacionados à moradia: o 300/2019, o 301/2019, o 302/2019 e o 306/2019, que tratam sobre programas habitacionais, doações de imóveis e outras questões concernentes à Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab).  

Do Executivo, também há duas propostas relativas à tributação. Um deles é o Projeto de Lei Complementar 14/2019, que dispõe sobre a adesão à contribuição prevista na Lei Complementar 93/2001, por empresas com incentivos ou benefícios fiscais. Outra matéria pautada é o Projeto de Lei 299/2019, que altera a Lei 2.315/2001, que dispõe sobre o Processo Administrativo Tributário.

Ainda de autoria do Poder Executivo, está previsto para primeira discussão o Projeto de Lei 303/2019, que aprova o Orçamento do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp). Estão na pauta outras duas propostas do governo: o Projeto de Lei Complementar 11/2019, que altera a redação da Lei Complementar 230/2016, que dispõe sobre a estrutura, a organização e as atribuições da Controladoria-Geral do Estado; e o Projeto de Lei 305/2019, que muda a Lei 1.102/1990, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul.

Também referentes a funcionalismo público, mas do Legislativo, estão pautados, para primeira discussão, dois projetos de lei da Mesa Diretora: o 263/2019, que modifica a Lei 5.169/2018, que dispõe sobre a Reposição Salarial e Reformulação da Tabela de Vencimento dos Servidores do Poder Legislativo, e o 276/2019, que prorroga a vigência do Programa de Aposentadoria Incentivada do Poder Legislativo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Relacionados à saúde, estão pautados os Projetos de Lei 270/2019 e 151/2019, ambos de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos). O primeiro institui a Olimpíada Estadual de Saúde; e o segundo inclui no calendário oficial do Estado a Semana de Prevenção e Combate da Gripe H1N1. Também ligada à saúde e à segurança pública, o Projeto de Lei 229/2019, proposto por Evander Vendramini (PP), está previsto para ser votado hoje. A matéria torna obrigatório o Exame de Aptidão Mental (Avaliação Psicotécnica), de caráter eliminatório, a todos os candidatos aprovados na Prova Escrita Objetiva, para ingresso nos quadros das polícias Civil e Militar.

Dois projetos de lei – o 159/2019 e o 282/2019 –, previstos para votação em primeira discussão, dispõem sobre questões referentes a meio ambiente. O primeiro, de autoria do deputado Lucas de Lima (Solidariedade), dispõe sobre a identificação das bacias hidrográficas nas faturas de água. O objetivo é “criar um sentimento de pertencimento na população, visando que esta conheça e valorize os recursos naturais de sua região”, afirma o parlamentar. O segundo projeto, do deputado Evander Vendramini (PP), altera a Lei 1.721/1996, que  institui o Fundo de Defesa e de Reparação de interesses Difusos Lesados,  para “ressarcir a coletividade por danos causados ao meio ambiente”.

Também está pautada proposta que trata sobre violência doméstica. De autoria do deputado Professor Rinaldo (PSDB), o Projeto de Lei 196/2019 cria, no cadastro dos programas sociais vigentes de Mato Grosso do Sul, o registro de informações sobre violência doméstica sofrida pela mulher cadastrada.

Em discussão única, está previsto para votação dos deputados em discussão única o Projeto de Lei 304/2019, que revoga a declaração de utilidade pública conferida a Fundação Eduardo Contar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MARACAJU 

Idoso morre uma semana depois de ser atropelado

MERCADO FINANCEIRO

Dólar fecha em queda, em semana de dados de inflação

PIONEIROS

Sargento da PM é encontrado morto dentro da própria casa

Commodities garantem superávit de US$ 5 bi na balança comercial de MS
ECONOMIA

Commodities garantem superávit de US$ 5 bi na balança comercial de MS

Menor colide com o veículo contra outro carro e em muro de residência
REGIÃO

Menor colide com o veículo contra outro carro e em muro de residência

JUSTIÇA

Advogados passam a acessar serviços da Conta Única pelo portal e-SAJ

IVINHEMA

Polícia encontra quase 30kg de maconha em obra de residência

LEGISLATIVO DE MS

Proposta incentiva os pais ou responsáveis a acompanharem a vida escolar dos filhos

NAVIRAÍ

Pedestre tenta atravessar rodovia e morre atropelado por carreta

ECONOMIA

Pix bate recorde e supera 227 milhões de transações em um dia

Mais Lidas

DOURADOS

AO VIVO: Assista ao desfile cívico da Independência em Dourados

DOURADOS

Populares 'madrugaram' por melhor lugar na avenida em desfile que contou com 25 mil

MORTE A ESCLARECER

Detento é encontrado morto na PED em Dourados

INFORME PUBLICITÁRIO

Vitrine Thay inaugura quinta em Dourados com preços baixos e brinde de copo Stanley