A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados retornou ao Mato Grosso do Sul nesta terça-feira, depois que a situação entre os Guarani e Kaiowá, da TI Taquara, e os proprietários da fazenda Brasília do Sul ficou mais tensa nos últimos dias, no município de Juti. De acordo com o presidente do colegiado, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), a comitiva chega na manhã desta quarta-feira (20) na área dos ataques contra indígenas.
No último final de semana, indígenas denunciaram que foram ameaçados de morte por “homens armados”, que teriam ligação com os proprietários da fazenda Brasília do Sul, que está localizada dentro de área indígena declarada. Há 13 anos, esse mesmo território foi palco de uma tragédia. Em janeiro de 2003, o cacique Marcos Verón, com 72 anos, foi assassinado.
Na época, o Ministério Público Federal denunciou 28 pessoas pelo crime.
Em 2010, o Ministério da Justiça reconheceu a área como território dos Guarani e Kaiowá. Desde então, indígenas aguardam a homologação da área pelo Governo Federal.
Essa é a sexta vez que a Comissão de Direitos Humanos vem ao Mato Grosso do Sul para impedir violações contra os Guarani e Kaiowá. A última vez foi em setembro do ano passado, quando indígenas do Tekohá Guyra Kamby'i, no município de Douradina, foram atacados por grandes proprietários de terra, e o indígena Semião Vilhalva, do Tekohá Ñande Ru Marangatu, foi assassinado em terras indígenas no município de Antônio João. No Estado, existem mais de 30 áreas em conflito.
Também em 2015, o deputado Pimenta e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo vieram até o Estado se reunir com lideranças do Poder Executivo estadual na tentativa de estabelecer um acordo entre indígenas e ruralistas. Dados do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) revelam que, nos últimos 11 anos, mais da metade dos assassinatos de indígenas no país ocorreram no Mato Grosso do Sul.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Escola Infantil Creche André Luiz inicia aulas no dia 1º de fevereiro

Câmara autoriza retomada das sessões e atividades presenciais
Governo diz estar tudo pronto para a realização do Enem 2020 neste domingo

José Carlos Manhabusco diz o que mudou na área trabalhista, principalmente para os advogados

SES discute com Ministério da Justiça Operação de Distribuição de Vacina
Estudantes podem conferir locais de prova do Enem Digital

'Disciplina do PCC' é preso por tráfico de drogas em Rio Brilhante
Ministério Público denuncia 11 pessoas por incêndio no Ninho do Urubu

Ambiental captura tamanduá-bandeira em cima de muro de clube
Sebrae abre processos seletivos com vagas para a Capital e interior
Mais Lidas

Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão

Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV

Flagrada invadindo residência, mulher é amarrada em árvore por populares
