Menu
Busca sábado, 23 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
CPI DO CIMI

Delegado diz que morte de indígena poderia ser evitada com cumprimento de ordem

02 março 2016 - 19h50

O delegado Marcelo Alexandrino Oliveira, da Polícia Federal, afirmou nesta tarde (2) que a morte do índio Terena Oziel Gabriel, 35, durante desocupação de área da fazenda Buriti, em Sidrolândia, poderia ser evitada, caso fosse cumprida a ordem judicial de reintegração de posse. A declaração foi dada durante oitiva da CPI do Cimi – Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga se o Conselho Indigenista Missionário incita e financia invasões de propriedades particulares em Mato Grosso do Sul.

Oziel foi morto no dia 30 de maio de 2013, após troca de tiros entre manifestantes indígenas e policiais. O delegado confirmou que os indígenas já haviam firmado acordo com a PF para desocupar a área, mas acabaram sendo instigados a permanecer e lutar.

“Eles incitaram os índios a não sair de forma pacífica. Segundo o que ficou apurado, tudo indica que, se não fosse a atuação do Cimi, não seria necessário o uso da força e as conseqüências que resultaram dela, inclusive a morte do índio Oziel Gabriel”, confirmou.

O aconselhamento do Cimi durante reunião com os indígenas ficou caracterizado em material apreendido durante o conflito, como gravador de voz e notebook, que estavam em poder de um jornalista ligado ao órgão.

“Ficou bem caracterizado nos áudios entregues à CPI que os membros do Cimi e funcionários da Funai fizeram uma reunião e instigaram os indígenas a resistir. A reintegração precisou ser feita com uso da força e deu no que deu. Por isso eles foram indiciados por instigação ao crime, resistência a ordem judicial e formação de quadrilha”, relatou.

Presidente da CPI, a deputada estadual Mara Caseiro (sem partido) concordou com o delegado, afirmando que o Cimi agiu de má fé no momento em que não orientou os indígenas a cumprir a ordem da Justiça. Pelo contrário, felicitou o grupo pela coragem de ficar e entrar em combate com a polícia.

“Se nessa área de conflito houve incentivo aos indígenas para não saírem, e uma morte ocorreu, ora! Quem deveria ser o culpado dessa morte? Quem incentivou a desobediência da lei, o que levou à morte do Oziel, à qual sentimos muito”, disparou a parlamentar.

Após a oitiva do delegado, ficou definido que serão ouvidos na próxima semana os indígenas Edson Candelário, Cacique Ramón e professor Estevinho. Membro da comissão, o deputado Pedro Kemp (PT) ficou encarregado de localizar o advogado indígena Luiz Henrique Eloy, que está sendo procurado há dias pelos assessores da CPI, sem sucesso.

OITIVAS REALIZADAS

Até o momento, foram ouvidos pela Comissão 20 depoentes. Também foi feita uma acareação, totalizando 11 oitivas.

Já prestaram depoimentos os jornalistas Lorenzo Carrasco e Nelson Barretto, estudiosos da área, os produtores rurais Vanth Vanni Filho, Mônica Alves Corrêa, José Raul das Neves, Roseli Maria Ruiz da Silva, Jucimara e Ricardo Bacha, os indígenas Dionedson Cândido, Inocêncio Pereira, Cacilda Pereira, Abélcio Fernandes e o professor Alberto França Dias, o ex-assessor jurídico do Cimi, Maucir Pauletti, o delegado Alcídio de Souza Araújo, da Polícia Federal, o procurador da República, Emerson Kalif Siqueira, o desembargador Alcir Gursen de Miranda, o administrador rural, Ramão Aparecido Evangelista dos Santos, e o cacique Fábio Lemes, da aldeia Argola, de Miranda.

A única acareação promovida pela CPI foi entre o ex-assessor jurídico do Cimi, Maucir Pauletti, e o delegado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, André Matsushita.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
TRAGÉDIA
Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde
PANDEMIA
PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde
Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS
PANDEMIA
Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS
Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados
TRAGÉDIA
Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados
Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
DOURADOS
Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
PANDEMIA
Fiocruz aplica as primeiras doses da vacina de Oxford vinda da Índia
BATAGUASSU
Homem cai de embarcação e desaparece em lago da Usina Sérgio Mota
TECNOLOGIA
Startup brasileira ganha prêmio WSA na categoria saúde e bem-estar
MUNDO
Larry King, lenda da televisão americana, morre aos 87 anos
CAMPO GRANDE
Família procura mulher que saiu para entrevista de emprego e não voltou

Mais Lidas

CENTRO
Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados
DOURADOS
Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado
VIAGEM SANTA
PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
DOURADOS
Um dos corpos encontrados às margens da BR-163 foi quase decapitado