A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do defensor público Rodrigo Zoccal Rosa, da 5ª Defensoria Pública da Infância e Adolescência de Campo Grande, conseguiu na Justiça uma importante decisão para proteger os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas: a Unidade Educacional de Internação Masculina de Semiliberdade (UESL) Tuiuiú, em Campo Grande, não pode ser fechada.
Embora seja recente, a sentença é de uma ação civil pública que Zoccal ingressou em agosto de 2019 contra o governo estadual, que à época comunicou que suspenderia por tempo indeterminado o funcionamento da unidade – o que não chegou a ocorrer. Foi necessário propor a ação porque “o Estado tem que manter unidades, programas e planos socioeducativos, sempre aprimorando-os e não os suprimindo”, conforme defende Zoccal.
Além do mais, o defensor público esclarece que o Estatuto da Criança e do Adolescente garante que o adolescente em medida socioeducativa deve cumpri-la em semiliberdade desde o início, quando couber, ou progredir para esse regime. Ou seja, essa garantia seria tolhida caso a unidade de semiliberdade em Campo Grande fosse fechada. “A semiliberdade é um direito do socioeducando e também de toda a sociedade, que terá a garantia de que o adolescente foi reintegrado após um projeto de transição e reinserção social”, diz o defensor.
Em dezembro de 2020, ocorreu outra decisão judicial favorável ao pedido da Defensoria: a de que a UESL Tuiuiú tivesse infraestrutura compatível com as exigências estipuladas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A fim de atender isso, a unidade mudou no segundo semestre de 2024 da Rua Fortaleza para a Rua Rui Barbosa.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Últimos dias para se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas; veja o passo a passo

Zé Teixeira defende direitos de pessoas com transtorno de linguagem

MS aposta na inovação para salvar o meio ambiente e transformar vidas

Defensoria questiona projeto que proíbe pesca artesanal em MS por cinco anos

Inspetor Cabral questiona Projeto de Lei sobre atendimento humanizado na Saúde

Sicredi Centro-Sul MS/BA lança a 21ª edição da revista Minha Cooperativa

Vacinação contra Influenza avança em MS com mais de 60% dos municípios abastecidos

Quase 700 participantes já se inscreveram para 2ª Corrida Águia da Fronteira do DOF

Proprietário rural é investigado por maus-tratos a animais no município

Tribunal de Justiça estabelece Protocolo de Atendimento às vítimas de violência doméstica
Mais Lidas

Operação investiga crime de injúria racial feito por professora pelas redes sociais em MS

Inscrições para processo seletivo do MPF seguem abertas até dia 30

Criança morre ao ser atingida por fogo enquanto tia queimava carrapatos de cachorro
