Menu
Busca sábado, 28 de março de 2020
(67) 9860-3221
ARTIGO

De que lado você está?

26 março 2020 - 08h27Por Rodolpho Barreto Pereira

Tem duas músicas que gosto de escutar de vez em quando. Uma diz assim: "A vida é para quem sabe viver! Não deixe de aprender a arte... Para quando apanhar não se abater! Ganhar e perder? Faz parte". A outra diz: "Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé, manda esta tristeza embora! Pode acreditar que um novo dia vai raiar, tua hora vai chegar". Ganhar e perder. Faz parte da vida. Mas quando a gente ganha de verdade? E quando a gente perde? 

Disse Jesus: "Que adianta ganhar o mundo e perder a si mesmo?". Ou seja, um vencedor não é necessariamente o que ganha dos outros, mas o que vence a si mesmo. O perdedor também não é o que perde dos outros. Mas é aquele que se perde. Perde de si mesmo. Entenda o real sentido de vencer ou perder. No jogo da vida a gente pode "vencer - perdendo" ou "perder - vencendo". Vitórias? Derrotas? Quando se buscar crescer, aprender e evoluir em cada situação, não há derrotas. A escolha é sempre nossa. É verdade que não podemos escolher os acontecimentos, mas sempre podemos escolher como agir e reagir diante dos acontecimentos. E isso faz toda a diferença!

Há várias diferenças entre o vencedor e o perdedor que podemos destacar. Vencedores constroem pontes. Perdedores, muros. Muitas vezes, quando dizemos que uma pessoa "fracassa", significa que ela agiu, tentou, lutou, aprendeu... Então ela não fracassou. Dizemos que uma pessoa "vence" quando alcançou um objetivo, uma etapa apenas. Venceu por conta de um ganho passageiro? A vaidade muitas vezes faz perder. A Humildade é sempre vitoriosa. Mas e quando a pessoa nada faz, nada aprende, nada busca, aí sim, é a grande derrota. O vencedor tem iniciativa. Pensa que, mesmo se for difícil, não é impossível. Já o perdedor nem dá o primeiro passo, pois já perdeu antes de tentar.

Vencedores e perdedores almejam a vitória. A diferença destes não está no querer, mas na conduta. Vencedor é sempre parte da solução. Perdedor é sempre parte do problema. O vencedor busca sempre um plano de ação. Um perdedor busca sempre uma desculpa. Um vencedor compartilha, faz o bem, e quer sempre contribuir, ajudar. O perdedor é egoísta, individualista, e quer sempre tirar vantagem, com o menor esforço. Um vencedor vislumbra uma oportunidade em cada problema. Um perdedor vê problemas em cada oportunidade. Vencedor ou perdedor. Fica a reflexão. De que lado você está?

*Pós-graduado em Direito Público, Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região, Professor, Palestrante e Escritor, Sul-matogrossense, mas atualmente mora no Rio Grande do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Nota Premiada sorteia R$ 200 mil neste sábado
Covid-19
Dourados fica sem voos comerciais a partir deste sábado
COVID-19
Estado de São Paulo registra 10 mortes por coronavírus em 24 horas
CLIMA
Dourados deve ter sábado nublado com possível chuva isolada
ACORDOS
MPT/MS repassa R$ 75 mil em recursos trabalhistas para a Covid-19
RESTRIÇÃO
Brasil proíbe entrada de estrangeiros no País em voos internacionais
CAPITAL
“Ninguém entra”: presos barram entrada de agentes em cela de presídio
HU
Ebserh contratará 6 mil profissionais para o enfrentamento ao Covid-19
POLÍCIA
Caminhonete conregistro de roubo é recuperada pela PRF em Naviraí
SAÚDE
Hospital Regional de Ponta Porã instala estrutura para pacientes com dengue

Mais Lidas

COVID-19
Saúde confirma coronavírus para mulher internada em Dourados e casos chegam a 28 em MS
PANDEMIA
Bebê de três meses é novo caso confirmado de coronavírus em MS
DOURADOS
Sindicato emite nota e diz que empregados foram obrigados a participar de ato
BATAYPORÃ
Paciente com suspeita de coronavírus é internada em estado grave em Dourados