A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, assina nesta quarta-feira (6), às 9h, um convênio com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que permitirá o acesso direto ao Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI), possibilitando o bloqueio de aparelhos móveis roubados, furtados ou extraviados.
O CEMI unifica, em todo território nacional, informações atualizadas sobre os aparelhos celulares roubados, furtados ou perdidos a partir dos bloqueios realizados pelas operadoras de telefonia moveis.
A informação é disponibilizada, de forma centralizada, para todas as operadoras de telefonia móveis, aumentando o aspecto de atuação no combate ao uso de aparelhos impedidos. Basicamente o CEMI junta todos os números de IMEIs de celulares roubados, furtados ou perdidos em um cadastro acessado por todas as operadoras de telefonia moveis.
O CEMI foi criado no ano de 2000 e Atualmente conta com mais de 6,5 milhões de celulares impedidos no sistema e assim não podem ser mais utilizados.
O sistema vem evoluindo desde sua criação e acompanhando as novas tecnologias moveis que foram surgindo como TDMA, GSM, 3G, LTE.
Esse cadastro atualmente é integrado a base mundial de celulares que é administrada pela GSM Association (GSMA). Com essa integração os celulares roubados ou furtados fora do Brasil, que estão cadastrados na GSMA, ficam impedidos de ser habilitados por operadoras de telefonia moveis brasileiras, e vice-versa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 100 milhões nesta 5ª-feira
Convocação para Assembleia Geral

MS apresenta ações de desenvolvimento e sustentabilidade
CNU 2025: prazo para envio de títulos começa nesta quinta-feira

Novo aplicativo do Detran/MS facilita fiscalização do trânsito
Gabarito oficial do 1º dia de Enem será divulgado nesta quinta

Polícia apreende meia tonelada de inseticida contrabandeado
Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados
TRÊS LAGOASHomem tenta atear fogo na esposa após ser acusado de traição
BRASILDerrite apresenta 4ª versão do Antifacção, e Motta adia votação
Mais Lidas

Para celebrar 20 anos de carreira, banda faz show gratuito em Dourados

Alertas colocam Dourados com risco de tempestade entre hoje e sexta-feira

Licitação é homologada e parque que virou ponto de usuários de drogas será revitalizado
