Menu
Busca quarta, 28 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
CONTAS

Controladoria-Geral do Estado capacita gestores de dois municípios para monitorar despesas públicas

01 dezembro 2017 - 17h50

Servidores dos dois maiores municípios de Mato Grosso do Sul – Campo Grande e Dourados – receberam a capacitação do Observatório das Despesas Públicas (ODP). O ODP é uma unidade permanente da Controladoria-Geral da União (CGU), que conta com adesão do Governo de Mato Grosso do Sul. Apoiado em tecnologia da informação, o Estado utiliza modelos de atuação e expertise desenvolvidas e utilizadas pela CGU para produzir informações com objetivo de acelerar a tomada de decisões estratégicas, monitorando os gastos públicos.

Os municípios aderiram ao projeto de expansão da Rede ODP, por meio de assinatura de Acordos de Cooperação Técnica com o Estado, para implantação do Observatório, com a finalidade de fomentar o monitoramento das despesas públicas e auxiliar a gestão com cruzamento de informações estratégicas.

Conforme o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, a metodologia consiste basicamente no controle de receitas e identificação dos pontos de fragilidade. “Nós sabemos que hoje as receitas estão estagnadas, ou seja, não tem aumentado conforme as despesas. É possível fazer essa constatação, inclusive, por meio dos balanços financeiros publicados no Portal da Transparência. Nesse sentido, entra o trabalho do observatório. Realizamos cruzamentos de informações estratégicas para auxiliar a gestão no controle de gastos e também combater focos de corrupção, por meio da identificação dos pontos de fragilidade”, explica.


Para o servidor Kleiton Viegas, o treinamento despertou maior interesse na gestão eficiente do recurso público. “Aprendi nessa oportunidade um pouco sobre o pensamento estratégico da Controladoria Geral da União, recebendo técnicas de como planejar e desenvolver o controle da despesa pública. Com essa metodologia adquirida, vai se tornar possível enxergar com mais clareza eventuais falhas no processo das despesas, contribuindo para correções e auxiliando o gestor público a tomar a melhor decisão na aplicação dos recursos públicos”.

Na avaliação do auditor-geral da prefeitura de Campo Grande, Elton Dione de Souza, a capacitação é fundamental para criação de uma rede forte e atuante. “A capacitação oferecida pela Controladoria-Geral do Estado, além de estreitar os laços entre os órgãos de controle interno, é de fundamental importância para a troca de experiência e aprimoramento das atividades desenvolvidas pela auditoria dos municípios”.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, o monitoramento das receitas públicas e o controle de gastos têm sido fundamentais para que o Governo de Mato Grosso do Sul atravesse o momento de crise financeira conturbado e mantenha com as contas em dia. “Evoluímos muito na parte da transparência, saindo de uma nota 1.4 para um dez no painel da rede, e enfrentamos nesses dois anos e dez meses de gestão o não crescimento da receita nos últimos anos e a recessão econômica. E o caminho é gastar menos, com eficiência, e melhorar nas compras governamentais e contratações. Somos o Estado com a menor estrutura administrativa, mas o controle dos gastos deve ser contínuo”, finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROPOSTA CRITICADA
Líder do governo diz que vai pedir plebiscito para nova Constituição
RIO BRILHANTE
Após discussão, homem é agredido com golpes de facão e fica em estado grave
CLIMA
Ainda contabilizando estragos de tempestade, Dourados tem segundo alerta na semana
DOURADOS
Companheiro inseparável, “Fumaça” viaja com hippie há quase um ano
FERIADO
UFGD decreta ponto facultativo em todas as unidades nesta quarta-feira
TV DOURADOS NEWS
Radialista há 10 anos, Thiago Wesley conta os desafios na profissão
CAPITAL
Ladrão apanha e é preso ao tentar roubar bicicleta e arrastar jovem
UNIGRAN
Atleta paralímpica representa o Centro-Oeste nos Jogos Universitários
RACHADINHAS
Defesa de Flávio Bolsonaro pede para PGR investigar servidores da Receita
RURAL
Vacinação contra aftosa começa domingo em duas regiões de MS

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
GRANDE DOURADOS
Cobertura de barracão de cerealista ‘voa’ com o vento; veja vídeo
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
DOURADOS
Délia decreta emergência por causa de danos provocados pela tempestade