Menu
Busca sexta, 10 de julho de 2020
(67) 99659-5905
EFEITO COVID-19

Consultas para tratamento do câncer diminuem 30% em hospital de Campo Grande

28 maio 2020 - 13h20Por Da redação

Com a unidade de prevenção do Hospital de Amor fechada há dois meses, o tratamento no Hospital do Câncer Alfredo Abrão, localizado na capital Campo Grande, caiu 30%. As informações são do Campo Grande News.

Este pode ser  efeito pandemia na saúde pública, já que além de evitar contágio e aglomerações, a indicação para guardar recursos é suspender temporariamente todos os procedimentos eletivos. A unidade de prevenção do Hospital do Amor é a principal em diagnóstico do câncer.

Os efeitos no Alfredo Abrão foram diretos, já que o hospital informa receber principalmente pacientes para seguir em tratamento. Conforme a assessoria de imprensa do Hospital de Amor, além da unidade fixa, o atendimento móvel leva exames de mamografia e Papanicolau (que previne o câncer de colo de útero) aos 74 bairros da Capital. Em média, realiza 1.140 exames de mamografia e 1.200 exames de Papanicolaou por mês.

O HC, por outro lado, não suspendeu atendimento, mas por falta de diagnóstico, caiu em 30% a média de 2.500 consultas realizadas no hospital. Outra questão que fez com que as consultas diminuíssem foi que o hospital reagendou todas as consultas de seguimento, quando o paciente já encerrou o tratamento mas vai ao hospital a cada 3 ou 6 meses para verificar a saúde.

Por nota, o HC também informou ter reagendado cirurgias eletivas. “As cirurgias oncológicas seguiram normalmente durante a pandemia, apenas as eletivas, não oncológicas foram reagendadas e a partir desse mês estão sendo discutidas caso a caso e havendo necessidade, são realizadas”, disse.

Mesmo em ritmo modificado, o hospital informou, por meio da assessoria de imprensa, que realizou mais de 1.200 exames em abril. “Os setores de radioterapia e quimioterapia não pararam, tratamentos seguiram normalmente, inclusive com novos tratamentos nesse período, por mês são atendidos, em média, 800 pacientes”, diz.

O hospital declarou ter criado uma comissão para avaliar o seguimento dos atendimentos, com reuniões semanais. A reportagem procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da assessoria de imprensa, para ter acesso aos números de demandas para diagnóstico e tratamento de câncer e unidades habilitadas, além de contratos e repasses, mas ainda não recebeu resposta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTEBOL
Paulistão tem data de inscrição ampliada e rebaixamento mantido
DESCAMINHO
Veículos são apreendidos com produtos contrabandeados
MATO GROSSO DO SUL
No dia do Oncologista, médico diz que é um grande compromisso trabalhar nesta especialidade
BRASIL
Bolsonaro apresenta boas condições de saúde, diz Planalto
PANDEMIA
Pedidos e calamidade pública chega a mais da metade de cidades em MS
CRIME AMBIENTAL
Douradense é multado por armazenar combustível de forma ilegal
ECONOMIA
Caixa ultrapassa R$ 5 bi em crédito a micro e pequenas empresas
ECONOMIA
Dólar fecha em queda com investidores monitorando a pandemia
JARDIM MÁRCIA
Homem é preso por violação de domicílio e tentativa de furto em Dourados
DOURADOS
DOF prende dois passageiros de ônibus com tabletes de maconha

Mais Lidas

DOURADOS
Decreto vai mandar fechar bares e academias por 10 dias
DOURADOS
Publicado, decreto que fecha bares e academias por 10 dias poderá ser prorrogado
PANDEMIA
Pneumologista é o terceiro médico a morrer por covid-19 em Dourados
DOURADOS
Decreto é alterado e agora autoriza delivery e drive-thru para bares e conveniências