terça, 10 de fevereiro de 2026
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Consulta pública para projeto de cidades digitais termina hoje

10 janeiro 2012 - 08h16

Está aberta até hoje, dia 10 de janeiro, a consulta pública para discutir a implantação do projeto Cidades Digitais, uma iniciativa da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MiniCom). Os interessados poderão fazer suas contribuições ao projeto, que começará a ser implantado até abril deste ano em 80 municípios brasileiros.

A consulta pública, que está aberta a todos os cidadãos desde 16 de dezembro, receberá sugestões sobre dois documentos: o Edital de Chamamento, que possibilitará a avaliação e a seleção das prefeituras municipais; e o Termo de Referência para a contratação de empresas para a realização da infraestrutura.

O Edital de Chamamento 01/2012 tem o objetivo de selecionar prefeituras municipais para a participação na execução do projeto. Entre os itens abertos para sugestões estão os recursos do projeto, modelo tecnológico, instruções para elaboração de propostas, obrigações, formalização e sanções administrativas.

Já o Termo de Referência contém as especificações das características necessárias para a implantação do projeto de rede e infraestrutura das Cidades Digitais, bem como dos sistemas de gerência. Esse tópico abrange a contratação, mediante registro de preços por lotes, de empresa ou consórcio de empresas para a implantação da rede do projeto.

O Cidades Digitais será implantado em paralelo com as ações do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O projeto prevê parcerias entre órgãos e entidades da administração pública federal e entidades da sociedade civil para a implantação de infraestrutura de conexão, instalação de pontos públicos de acesso gratuito à internet nas cidades.

O projeto necessitará ainda de qualificação e apoio a espaços públicos e comunitários de uso das tecnologias digitais, formação de agentes de inclusão digital, implantação de governo eletrônico, entre outras iniciativas.



Deixe seu Comentário

Leia Também

Prefeitura de Dourados pagará reajuste de 5,4% aos profissionais do magistério em fevereiro
EDUCAÇÃO

Prefeitura de Dourados pagará reajuste de 5,4% aos profissionais do magistério em fevereiro

ECONOMIA

Inflação oficial de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta

Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto mar
TRÁFICO

Operação internacional apreende 1,3 t de cocaína em alto mar

SAÚDE

Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro

Homem mantém mulher em cárcere por uma semana e atira para o alto durante fuga
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Homem mantém mulher em cárcere por uma semana e atira para o alto durante fuga

BRASIL

Denúncias de crimes cibernéticos crescem 28% em 2025, mostra Safernet

CAARAPÓ

Com auxílio de drones, Polícia recupera maquinário agrícola avaliado em R$ 685 mil

Operação Black Jack

Maconha em lote desabitado leva polícia a traficantes em Corumbá

POLÍCIA

Suspeito de assalto a residência é detido em Bela Vista com armas e drogas

DOURADOS

Operação Ajura mira braço financeiro do tráfico de cocaína com bloqueio de R$ 360 milhões

Mais Lidas

DOURADOS

Acusado de série de furtos, 'Microfone' ganha liberdade sem passar por audiência de custódia

DOURADOS

Autoridades divergem sobre cobrança de tarifa de água após implantação de rede nas aldeias

TEMPO

Com sensação térmica nas alturas, Dourados entra em alerta de chuvas intensas

DOURADOS

Vítima denuncia inquilino por não pagar aluguel e não devolver itens levados para conserto