Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
CAPITAL

Conselho Comunitário aprova a criação do curso de Medicina pela Uems

19 setembro 2014 - 16h00

O Conselho Comunitário Consultivo da unidade universitária da Uems de Campo Grande aprovou, na última quarta-feira (17), um parecer favorável à criação e implantação de um curso de Medicina, proposto para ser ofertado pela Universidade.

O grupo foi formado por representantes da comunidade acadêmica e da comunidade externa, composto por um total de 70 pessoas, e aprovou o documento por maioria dos votos favoráveis (85%). A consulta ao Conselho Comunitário atende a uma determinação regimental da Uems sempre quando há projeções de abertura de novos cursos.

Para o reitor Fábio Edir, “a aprovação do parecer é uma vitória importante e representa a vontade conjunta da comunidade acadêmica e demais órgãos, como a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria de Estado de Educação (SED) e do grupo comunitário externo à Universidade”, afirma.

De acordo com a representante da Secretaria de Estado de Saúde, Magali da Silva Sanches Machado, o curso de Medicina, se aprovado, fará com que a Uems, além de mais fortalecida, conquiste maior destaque entre outras instituições de ensino superior. Magali, que também fez parte da Comissão que analisou a viabilidade de implantação do curso, destaca ainda que o Estado está abaixo do número de médicos necessários, gerando assim demanda para uma nova graduação na área.

“Se implantado, o curso levará seis anos na formação dos primeiros médicos. Depois disto, a cada ano, colocará 48 profissionais no mercado. E sempre há grandes chances do profissional permanecer no Estado, o que beneficia na saúde da população”, finaliza Magali.

O representante da Secretaria de Estado de Educação, Paulo Eduardo Cabral, ressaltou que, com a implantação do curso de medicina, será possível ampliar os cursos da área de saúde. “É também inquestionável a necessidade de médicos, prova disso é o programa Mais Médicos. Com a formação de novos profissionais a atenção básica vai melhorar e com isso reduzirão os gastos com procedimentos mais caros, de alta complexidade”, analisa.

Desdobramentos

Depois de analisado por uma comissão de especialistas e representantes da Universidade e aprovado pelo Conselho Consultivo Comunitário, a proposta do curso de Medicina segue para análise dos conselhos superiores da Uems . Segundo a representante da área de Saúde na unidade universitária de Campo Grande, profa. Léia Teixeira, a proposta segue na próxima semana para análise da Câmara de Ensino do CEPE/Uems.

Para a gerente da Unidade da Uems em Campo Grande, profa. Kátia Figueira, “ao ofertar um curso de Medicina, a Uems atende a uma demanda da sociedade pela formação de médicos em consonância com as necessidades do Sistema Único de Saúde”, informa.

A proposta de criação do curso de Graduação em Medicina pela Uems atende a uma das orientações de expansão do número de vagas para formação de médicos no Brasil, lançada em 05 de junho de 2012 pelo Ministério da Educação. Este processo visa à formação de médicos para enfrentar os desafios atuais do Sistema Único de Saúde no Brasil e a necessidade de permanência e fixação de profissionais médicos em áreas onde há carência destes profissionais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Homem é assassinado a tiros na frente de condomínio
TEMPO
Sexta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
RIO VERDE
Acusado de incendiar casa com a ex-mulher dentro é preso
MUDANÇAS NOS RELÓGIOS
Com crise hídrica, governo pede novo estudo sobre horário de verão
CAPITAL
Operação mira Facção Criminosa e cumpre mandados em presídio
POLÍTICA
Governo eleva alíquota do IOF para custear o novo Bolsa Família
Enquanto mãe trabalhava, avô estuprava menina de quatro anos
PRAZO
Inscrições para 8ª Mostra Audiovisual de Dourados seguem até dia 29
DOURADOS
Homem é preso na Vila Popular acusado de tráfico e porte ilegal
JUSTIÇA
Quatro anos depois, homem é condenado pela morte do cunhado

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central