Menu
Busca segunda, 23 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
ALERTA

Como e por que atualizar o Cartão do SUS?

16 dezembro 2019 - 10h47Por Da Redação

Quer saber por que é tão importante manter seus dados atualizados no Sistema Único de Saúde e como atualizar Cartão SUS? Então leia nosso artigo até o fim e veja se tem como você atualizar o cartão SUS pela internet entre outras informações interessantes!
O SUS é universal e gratuito, e qualquer cidadão brasileiro pode utilizá-lo. Para tanto, é preciso portar um documento conhecido como Cartão SUS, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). 

Com o Cartão do SUS, o usuário tem acesso aos serviços do SUS, como consultas médicas. O documento possui um número de identificação e, a partir dele, todo o histórico médico do paciente é registrado.

É fundamental manter o CNS atualizado para preservar esses dados e continuar usufruindo dos atendimentos do SUS.
 
Como atualizar o Cartão SUS?
 

Assim como o cadastro do Cartão do SUS, a atualização do cartão só pode ser feita presencialmente – este serviço ainda não está disponível em plataformas virtuais. 

No  portal Meu DigiSUS, é possível ver as informações que constam no CNS, mas não mudá-las. Você pode acessá-lo com o número do seu Cartão do SUS para verificar se há alguma informação divergente. 

Se houve mudança de endereço ou de telefone, o usuário deve se dirigir a qualquer estabelecimento de saúde, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de referência de sua região ou a Secretaria Municipal de Saúde, e apresentar documentos com foto, como RG, CPF e comprovante de residência. 

Por que atualizar o Cartão do SUS?

No antigo sistema, era possível que ao mesmo usuário fossem emitidos vários números do CNS, e todos eram válidos. A partir de agora, cada usuário terá apenas um número correspondente.

Usuários cujos cartões comecem com os números 1, 2,8 e 9 devem ficar especialmente atentos, pois a atualização, nesses casos, é obrigatória.

Além disso, o Cartão do SUS precisa ser atualizado caso haja mudança de informação, como alteração de endereço ou de telefone. Se houve mudança de nome, leve a certidão que comprove o novo nome adotado.

Para as crianças nascidas antes de o CPF ser incluído na Certidão de Nascimento, é importante atualizar para informar o número deste documento, lembrando que o acesso ao CNS é realizado por meio do CPF. Adultos que também não informaram o CPF na emissão da 1ª via também devem atualizar o cartão, adicionando esse dado ao cadastro.

O número do celular também deve estar correto para eventuais contatos com o paciente. Um número errado pode atrapalhar a comunicação com o usuário e informações importantes, como datas de consulta, não serão devidamente passadas a ele. Quem está aguardando um exame ou uma cirurgia precisa estar atento ao cadastro, tanto para não ser prejudicado quanto para evitar faltas que afetam outros usuários.

Se o Cartão SUS do usuário estiver desatualizado, ele pode ter que esperar mais para ser atendido ou marcar uma consulta.

A atualização do CNS beneficia não apenas o usuário, mas também a comunidade, pois os recursos à área de saúde serão, a partir de 2020, repassados a partir de levantamentos de dados dos cadastros renovados. Portanto, uma informação desatualizada pode comprometer as estatísticas que levam ao investimento do governo.

É importante frisar que a emissão do CNS, como todos os serviços disponibilizados pelo SUS, não tem custo algum. O Ministério da Saúde não estipulou um prazo para a atualização, mas fazê-la o quanto antes evita possíveis cancelamentos do documento ou demora de atendimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Menor tenta dispensar drogas ao ver polícia, mas é apreendido
APARECIDA DO TABOADO
Menor tenta dispensar drogas ao ver polícia, mas é apreendido
Prefeitura define data para tesouraria receber folha e 13º, analisar e programar pagamentos
DOURADOS
Prefeitura define data para tesouraria receber folha e 13º, analisar e programar pagamentos
Homem é a 118ª vítima do coronavírus em Dourados
PANDEMIA 
Homem é a 118ª vítima do coronavírus em Dourados
Traficante ateia fogo em avião carregado com cocaína após pouso forçado
PARAGUAI
Traficante ateia fogo em avião carregado com cocaína após pouso forçado
Veículo é apreendido seguindo para Dourados com mais de 600 kg de droga
MS-156
Veículo é apreendido seguindo para Dourados com mais de 600 kg de droga
BRASIL
Secretaria investiga empresa de segurança que atua no Carrefour
CAPITAL
Funcionária de restaurante é presa em flagrante após furtar dinheiro do caixa
ENTERPRISE
Operação contra tráfico internacional de cocaína cumpre mandado de prisão em Dourados
DOURADOS NEWS 20 ANOS
"Você faz parte dessa história": jornalistas contam reportagens marcantes no Dourados News
DOURADOS
Enfermagem protesta com paralisação por "quatro anos de indiferença da prefeitura"

Mais Lidas

BATAGUASSU
Colisão entre motos termina com morte de entregador
PERIMETRAL
Pedestre morre após ser atropelado por carro de passeio e carreta 
DOURADOS
Carro invade parque no final da Avenida Marcelino Pires, cai em valeta e pega fogo
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem ameaça ex com faca e apanha de vizinhos em Dourados