Menu
Busca sábado, 11 de julho de 2020
(67) 99659-5905
ALERTA

Como e por que atualizar o Cartão do SUS?

16 dezembro 2019 - 10h47Por Da Redação

Quer saber por que é tão importante manter seus dados atualizados no Sistema Único de Saúde e como atualizar Cartão SUS? Então leia nosso artigo até o fim e veja se tem como você atualizar o cartão SUS pela internet entre outras informações interessantes!
O SUS é universal e gratuito, e qualquer cidadão brasileiro pode utilizá-lo. Para tanto, é preciso portar um documento conhecido como Cartão SUS, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). 

Com o Cartão do SUS, o usuário tem acesso aos serviços do SUS, como consultas médicas. O documento possui um número de identificação e, a partir dele, todo o histórico médico do paciente é registrado.

É fundamental manter o CNS atualizado para preservar esses dados e continuar usufruindo dos atendimentos do SUS.
 
Como atualizar o Cartão SUS?
 

Assim como o cadastro do Cartão do SUS, a atualização do cartão só pode ser feita presencialmente – este serviço ainda não está disponível em plataformas virtuais. 

No  portal Meu DigiSUS, é possível ver as informações que constam no CNS, mas não mudá-las. Você pode acessá-lo com o número do seu Cartão do SUS para verificar se há alguma informação divergente. 

Se houve mudança de endereço ou de telefone, o usuário deve se dirigir a qualquer estabelecimento de saúde, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de referência de sua região ou a Secretaria Municipal de Saúde, e apresentar documentos com foto, como RG, CPF e comprovante de residência. 

Por que atualizar o Cartão do SUS?

No antigo sistema, era possível que ao mesmo usuário fossem emitidos vários números do CNS, e todos eram válidos. A partir de agora, cada usuário terá apenas um número correspondente.

Usuários cujos cartões comecem com os números 1, 2,8 e 9 devem ficar especialmente atentos, pois a atualização, nesses casos, é obrigatória.

Além disso, o Cartão do SUS precisa ser atualizado caso haja mudança de informação, como alteração de endereço ou de telefone. Se houve mudança de nome, leve a certidão que comprove o novo nome adotado.

Para as crianças nascidas antes de o CPF ser incluído na Certidão de Nascimento, é importante atualizar para informar o número deste documento, lembrando que o acesso ao CNS é realizado por meio do CPF. Adultos que também não informaram o CPF na emissão da 1ª via também devem atualizar o cartão, adicionando esse dado ao cadastro.

O número do celular também deve estar correto para eventuais contatos com o paciente. Um número errado pode atrapalhar a comunicação com o usuário e informações importantes, como datas de consulta, não serão devidamente passadas a ele. Quem está aguardando um exame ou uma cirurgia precisa estar atento ao cadastro, tanto para não ser prejudicado quanto para evitar faltas que afetam outros usuários.

Se o Cartão SUS do usuário estiver desatualizado, ele pode ter que esperar mais para ser atendido ou marcar uma consulta.

A atualização do CNS beneficia não apenas o usuário, mas também a comunidade, pois os recursos à área de saúde serão, a partir de 2020, repassados a partir de levantamentos de dados dos cadastros renovados. Portanto, uma informação desatualizada pode comprometer as estatísticas que levam ao investimento do governo.

É importante frisar que a emissão do CNS, como todos os serviços disponibilizados pelo SUS, não tem custo algum. O Ministério da Saúde não estipulou um prazo para a atualização, mas fazê-la o quanto antes evita possíveis cancelamentos do documento ou demora de atendimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRIME AMBIENTAL
Denúncia termina com a prisão de caçador com rifles e munições
CASSILÂNDIA
Justiça aumenta pena-base de condenado por estelionato
BRASIL
Covid-19: voo com carga de máscaras de cirúrgicas chega ao Brasil
PANDEMIA
MS tem mais sete mortes e se aproxima de 13 mil casos de coronavírus
DETRAN-MS
Para evitar aglomeração, mais de mil pessoas já agendaram atendimento nas agências de Dourados
DOURADOS
Aced solicita prorrogação de alvarás e aguarda aprovação da Câmara de Vereadores
AUTOMOBILISMO
São Paulo acredita em confirmação de GP Brasil de Fórmula 1 em 2020
PANDEMIA
Em dia com quase 100 novos casos, Dourados tem mais uma morte por coronavírus
BRASIL
Nelsinho Trad destaca a importância da imagem e segurança jurídica no Brasil para atrair novos investidores estrangeiros
BRASIL
Governo pretende lançar Plano Nacional de Mineração até agosto

Mais Lidas

ACIDENTE DE TRABALHO
Douradense morre após ser atingido na cabeça por peça de elevador de 20kg
PANDEMIA
Pneumologista é o terceiro médico a morrer por covid-19 em Dourados
DOURADOS
“Ele não conseguiu terminar o último plantão”, diz esposa de médico vítima da Covid
DOURADOS
Decreto é alterado e agora autoriza delivery e drive-thru para bares e conveniências