A VPN é uma conexão privada que cria uma espécie de túnel no qual as informações são enviadas com segurança pela internet.
Para isso ela criptografa as informações no momento de envio e descriptografa quando chegam ao destino. Esse recurso é bastante usado pelas empresas, pois permite que os funcionários acessem informações internas com segurança.
A rede VPN não fica restrita apenas às empresas, quem deseja ter segurança durante a navegação também pode fazer uso dela.
Ultimamente, ela tem sido bastante usada para acessar conteúdos que ficam bloqueados devido à localização geográfica.
Nesse caso é necessário criar uma rede e configurar para uso.
Preparando o dispositivo para receber a VPN
Quando vai instalar uma rede VPN podem surgir alguns problemas, principalmente se não tiver muito conhecimento sobre o assunto.
Se já existe uma VPN instalada, ela pode dar conflito com a nova, por isso, é preciso excluir a anterior. Vale lembrar que nem sempre isso acontece e elas acabam sendo compatíveis.
Depois será preciso baixar e instalar em todos os dispositivos que a usarão. Por isso, é recomendável fazer uma lista deles, principalmente quando estamos falando de empresas.
Feito isso é preciso configurar corretamente e começar a usar.
Criando sua própria rede VPN
Uma possibilidade é criar a sua própria rede VPN em vez de usar um serviço pronto. Se optar por esse caminho, possivelmente gastará bem mais.
Se utilizar o Windows deverá criar uma conta na Azure. Depois deverá preencher a "Virtual Machines". Será preciso ter atenção nessa etapa e escolher o local em que sua máquina virtual aparecerá.
Os próximos passos são criar a autenticação com senhas, essas deverão ser trocadas posteriormente. O próximo passo é configurar as postas e todas as demais informações.
No caso do Windows 10 ou superior existe outra possibilidade quando já se tem um servidor VPN. Nesse caso é preciso ir em
Configurações, rede e internet e preencher os campos. A vantagem é não precisar instalar nenhum outro software.
Facilitando a conexão com o VPN
Muita gente não tem conhecimento suficiente para criar a própria rede VPN. Existem alternativas que permitem o uso dessa conexão mais segura sem a necessidade de conhecimentos técnicos.
Com o uso de softwares ou aplicativos de VPN é possível baixar no dispositivo e usar com apenas alguns cliques. Mesmo com a praticidade eles continuam sendo bastante seguros.
Outra possibilidade é instalar extensão VPN no Chrome, dessa forma quando for usar o navegador pode optar por ter seus dados privados. Por ser uma extensão, não exige espaço na memória do dispositivo e pode ser ativado desativado com cliques.
Para que possa usar a rede VPN sem ter dificuldade com a instalação, primeiro é preciso fazer o download do aplicativo. Quando tiver baixado basta abrir e fazer pequenas configurações. Normalmente existe um guia de como fazer esses passos.
Feito isso estará pronto para que possa navegar na internet de forma mais segura e com os dados privados.
Vantagens do VPN
Há quem pense que sempre que for se conectar precisará ativar a rede VPN e esse será um trabalho desnecessário. Muitas vezes alguns cliques já são suficientes.
Entretanto, se pensar em todos os benefícios que criptografar os dados traz, verá que essa é apenas uma etapa mais do que necessária.
Esse recurso consegue garantir privacidade durante a negação, em que sua localização seja revelada. Isso evita que fique recebendo propagandas desnecessárias apenas por visitar um site.
Como é possível mudar o endereço virtual, se acessa conteúdos restritos a alguns países ou regiões.
A segurança é outro ponto chave. Os dados ficam protegidos e dificilmente conseguem ser interceptados. No caso dos dispositivos móveis, se optar por usar uma rede pública, ao ativar a rede VPN conseguirá manter a segurança e privacidade.
A rede VPN pode ser configurada facilmente com a ajuda de softwares que oferecem esse serviço e ainda disponibilizam um excelente custo-benefício.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dois ganhadores da Dupla de Páscoa levam R$ 25,1 milhões cada

84% da população de MS reside em ruas com calçadas, mas desafios persistem
Morre Cerinha, criador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Fla derrota o Boca e vence Champions League das Américas pela 2ª vez

Aniversário de Brasília tem atrações gratuitas na Esplanada

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

Homem é atropelado e morto na BR-163; motorista fugiu sem prestar socorro

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque

Três homens são presos suspeitos de planejar matar morador de rua

Conab abre concurso com 403 vagas e salários de até R$ 8,1 mil
Mais Lidas

Homem é preso após agredir companheira na praça de alimentação do shopping

Bebê é salva por guardas municipais em Dourados após engasgar com a própria saliva
