quarta, 25 de junho de 2025
Dourados
3ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
TERENOS

Comerciante é preso com mais de 300 quilos de carne clandestina

09 junho 2025 - 18h35Por Da Redação

Um comerciante, de 50 anos, foi preso em flagrante com mais de 300 quilos de carne clandestina em um restaurante localizado às margens da rodovia BR-262, próximo à cidade de Terenos, na última sexta-feira, dia 06 de junho. No dia seguinte, o infrator ganhou a liberdade provisória após pagar fiança no valor de R$ 1,5 mil.

Segundo o boletim de ocorrência, uma equipe da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) foi até o comércio, juntamente com o Procon-MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) e a Vigilância Sanitária.

Ao chegarem no restaurante, que também funciona como lanchonete, os policiais e os fiscais encontraram 321,30 quilos de carnes sem rotulagem e sem o registro do serviço de inspeção oficial. Entre as carnes, 143,35 quilos eram de bovinos, e 9,30 quilos de peixe congelado. Também, havia 78,60 quilos de frango descongelado, que deveria estar congelado em temperatura inferior a -12°C.

Segundo o site Midiamax, além das carnes, as equipes encontraram 30,55 quilos de queijos caipira e muçarela, bem como 440 ovos a granel. No restaurante, também foram localizadas duas garrafas de vinho colonial sem o registro do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), mel, mandioca congelada e 37,90 quilos de geladinhos.

Ainda conforme o registro policial, 10 botijões e gás de origem clandestina e 15 óculos de grau vendidos sem receitas foram encontrados dentro do estabelecimento.

Abate clandestino nos fundos do restaurante

Durante o flagrante, as equipes constataram que os produtos estavam sendo congelados e descongelados de forma inadequada, promovendo proliferação de bactérias entre os alimentos.

No restaurante, também havia carne suína que era vendida aos clientes, mas foi constatado que a mesma era abatida de forma clandestina, criada nos fundos do estabelecimento. Por isso, foi observado um possível cruzamento entre a criação de porcos, que era usado para preparar alimentos do restaurante, o que pode causar epidemias de cisticercose e profusão de tênias, de acordo com o boletim de ocorrência.

Além dos produtos sem lotes, ausência de rótulos e sem o serviço de inspeção oficial, foi constatado que o restaurante não tinha alvará sanitário. Contudo, inúmeras notificações da Vigilância Sanitária haviam sido ignoradas pelo estabelecimento.

Comerciante alegou que produtos eram para consumo próprio

Diante dos fatos, o comerciante foi preso em flagrante e encaminhado para a Decon. Durante interrogatório na especializada, ele optou por ficar em silêncio, mas pontuou que todos os produtos possuem notas e origem. Também, alegou que a maioria dos itens apreendidos eram para consumo próprio.

Após a prisão, sua defesa pediu pela liberdade provisória, alegando residência fixa, ocupação lícita primariedade, bons antecedentes e que o cliente é mantenedor de sua família.

No sábado (7), o comerciante passou por audiência de custódia, onde a Justiça arbitrou fiança no valor de R$ 1,5 mil. Assim, o homem pagou a fiança e foi liberado da prisão.

Apesar da liberdade concedida, o comerciante está proibido de frequentar bares, boates, zonas boêmicas, casas de jogos e afins, para evitar risco de novas infrações. Ele também deverá comparecer mensalmente em juízo para informar endereço e ocupação, bem como comparecer a todos os atos processuais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COXIM

Condenado a 12 anos de prisão por estuprar a própria filha é preso

DEPUTADA FORAGIDA

Polícia italiana investiga lugares onde Zambelli poderia estar

SELVÍRIA

Suspeito de matar trabalhador em carvoaria continuará preso

Conscientização sobre saúde masculina é tema de encontro
UEMS/DOURADOS

Conscientização sobre saúde masculina é tema de encontro

UFMS

PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de Medicina

ACAREAÇÂO

No STF, Mauro Cid confirma delação que incrimina Braga Netto

RECEPTAÇÃO 

Dono de ferro-velho é preso com cadeira de prefeitura municipal

FUTEBOL

Santos e Neymar chegam a acordo por contrato até o fim de 2025

ITAQUIRAÍ

Após mensagem a amigo, mulher desaparece e família pede ajuda

ECONOMIA

INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados em 24 de julho

Mais Lidas

OPERAÇÃO

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

FRIO

Três cidades de MS registraram temperatura abaixo de zero nesta terça-feira

CAMPO GRANDE

Idoso morre em obra que trabalhava como vigia após madrugada gelada

LIVE DO CRIME

Com celular no bolso de atirador, líderes do PCC assistiram execução ao vivo em Dourados