Menu
Busca quinta, 28 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
GRATUIDADE

Comarca de Jardim recebe ônibus da Justiça Itinerante neste sábado

19 fevereiro 2016 - 13h20

A Justiça Itinerante chega a Jardim neste final de semana para prestar atendimento gratuito à população local. O serviço, já consolidado na periferia de Campo Grande e em Dourados, começou no ano passado a percorrer as comarcas do interior de Mato Grosso do Sul, juntamente com as demais atividades da Caravana da Saúde do Governo do Estado. O atendimento se dará neste sábado, dia 20 de fevereiro, das 7 às 17 horas.

A população das cidades vizinhas de Guia Lopes, Bonito, Nioaque, Bela Vista e outras está convidada para participar e receber orientação jurídica e serviços judiciais de modo ágil e de qualidade, tudo de forma gratuita. É importante chegar cedo e munido dos documentos necessários, além de trazer as testemunhas para os casos em que é necessário.

De acordo com a juíza da 1ª Vara e do Juizado Especial de Jardim, Penélope Mota Calarge Regasso, “a Justiça Itinerante será de grande importância para a Comarca de Jardim, pois facilitará o acesso dos cidadãos à Justiça, principalmente da população mais carente, que muitas vezes reside em locais de difícil acesso e não tem condições de deslocar-se até o Fórum”.

Ainda conforme a magistrada, “a Justiça deixará as sedes tradicionais da prestação jurisdicional e irá até o local onde o povo se encontra. É um trabalho valoroso porque aproxima o Judiciário da sociedade, por meio de uma prestação jurisdicional rápida e eficaz, facilitando a vida do cidadão e ampliando o acesso à Justiça”.

O juiz Cezar Luiz Miozzo, titular da Justiça Itinerante de Campo Grande e diretor do Foro dos Juizados de Campo Grande, estará no evento com a equipe de conciliadores e o ônibus da Itinerante que atende a população desde 2001.

O magistrado, que esteve em todas as edições anteriores com exceção de uma, afirma que em sua maioria o público que busca o atendimento da Itinerante durante a Caravana da Saúde vem especificamente para isso. “Há os que aproveitam a presença da Caravana para tratar de suas pendências de saúde e, do mesmo modo, quem chega até nós está em busca de resolver suas pendências de ordem pessoal, tanto o é, que o atendimento da Itinerante está entre os serviços mais procurados entre todos aqueles disponibilizados por ocasião da Caravana da Saúde”.

Para o juiz, a parceria do Poder Judiciário com o Executivo neste projeto tem sido de grande valia para a população do Estado. É uma iniciativa que deu certo e está beneficiando muitos cidadãos, na medida em que o Poder Público vai ao encontro das pessoas, oportunizando o acesso à saúde e à justiça.

Como em todas as outras edições da Justiça Itinerante no interior, a conversão de união estável em casamento deve ser, sem dúvida, o serviço mais procurado. Para realizar o casamento, o casal deve levar documentos pessoais, como RG e CPF, duas testemunhas, com documentação pessoal, e que conheçam da convivência do casal, mas que não sejam seus parentes. Se o casal nunca se casou antes, deve levar certidão de nascimento. Se forem divorciados, levar certidão de casamento, com averbação do divórcio. Se forem viúvos, levar certidão de casamento com a certidão de óbito do (a) esposo (a) falecido (a), e a cópia do inventário ou formal de partilha.

Os que desejam se casar não precisam fazer agendamento, basta chegar cedo ao local de atendimento. E não se esqueça de que para o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, o casal já deve morar junto como se casados fossem.

Também são oferecidos os serviços de divórcio direto, conversão de separação em divórcio, pedido e execução de alimentos, reconhecimento, investigação e exoneração de paternidade, guarda, cobranças, entre outros serviços de causas cíveis, de menor complexidade, cujo valor não exceda 40 salários-mínimos. Além dessas modalidades de ação, também é possível pedir informações e esclarecimentos ou buscar outros serviços disponibilizados pelo Poder Judiciário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia Federal abre investigação para identificar autores de comentários contra índios
DOURADOS
Polícia Federal abre investigação para identificar autores de comentários contra índios
Bandidos armados roubam corrente do proprietário de uma conveniência
DOURADOS
Bandidos armados roubam corrente do proprietário de uma conveniência
Ministra Cármen Lúcia pede informações ao governo sobre privatização da ECT
STF
Ministra Cármen Lúcia pede informações ao governo sobre privatização da ECT
Assaltantes invadem residência no residencial Monte Carlo e fazem "limpa"
DOURADOS
Assaltantes invadem residência no residencial Monte Carlo e fazem "limpa"
PANDEMIA
Variante do coronavírus faz países suspenderem voos com o Brasil
BR-163
Jovem é preso transportando drogas de Dourados para Rondônia
STF
Federação de fiscais de tributos estaduais questiona regras previdenciárias diferenciadas em MT
ASSALTO
Homem tem celular roubado no Jardim América
DOURADOS
Decreto autoriza volta às aulas no município, com distanciamento e sem ar condicionado
DOMINGO
Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta

Mais Lidas

DOURADOS
Escândalo na PED envolve namoro de agente com preso e 'nudes' de supostas enfermeiras
DOURADOS
Denúncia aponta presos em churrascos com luxo e participação de enfermeiras na PED
TEIXEIRA
Ex-primeira-dama morre cinco dias após o marido em Dourados
DOURADOS
Empresária leva prejuízo de R$ 7 mil ao ter loja arrombada por ladrões em bairro