quinta, 10 de julho de 2025
Dourados
13ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE PÚBLICA

Com quase um caso por dia, SES reforça ações de diagnóstico e combate à hanseníase em MS

14 junho 2025 - 12h00Por Da Redação

Com quase um novo caso de hanseníase registrado por dia em Mato Grosso do Sul no último ano, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) está promovendo uma série de capacitações para reforçar o enfrentamento da doença na Atenção Primária. As ações integram o Projeto Sasakawa e têm como foco a qualificação de ACs (Agentes Comunitários de Saúde) e profissionais das equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) de Três Lagoas e da Região Leste do estado.

A primeira etapa foi realizada entre os dias 10 e 13 de junho com a participação de 150 ACS de Três Lagoas, em duas turmas. O conteúdo abordou sinais e sintomas da hanseníase, estratégias de busca ativa de contatos, acolhimento dos casos e combate ao estigma.

“A atuação dos agentes comunitários é essencial para a identificação precoce e o acolhimento das pessoas com hanseníase. São eles que abrem portas, levam informação correta e ajudam a romper o ciclo do preconceito”, destacou Fabiana Nunes Pisano, enfermeira e consultora técnica da Gerência Estadual de Hanseníase e Tuberculose da SES.

A próxima etapa está marcada para os dias 24 a 26 de junho, com capacitação voltada a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas das unidades de saúde de Três Lagoas e dos municípios de Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria. O objetivo é aprimorar o diagnóstico clínico, o manejo das reações hansênicas, a ANS (Avaliação Neurológica Simplificada) e o acompanhamento dos pacientes.

As ações contam com o apoio técnico da CGHDE/DEDT/SVSA/MS (Coordenação Geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde). Participaram da primeira etapa a coordenadora substituta Jurema Guerrieri Brandão e a consultora técnica Laís Sevilha, junto com Fabiana Pisano, contribuindo para a formação das equipes locais.

Hanseníase: conhecer e cuidar, de janeiro a janeiro!

A SES mantém convênio com o Hospital São Julião voltado para o enfrentamento da hanseníase em MS. A parceria prevê ações de matriciamento, com o hospital atuando como suporte técnico permanente às unidades de Atenção Primária à Saúde. O objetivo é fortalecer as ações educativas e de vigilância em saúde desenvolvidas pelo Hospital São Julião em todo o estado.

Em 2024, Mato Grosso do Sul registrou 324 novos casos de hanseníase, contra 275 em 2023. A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, com alto potencial incapacitante. Ao atingir os nervos periféricos, pode causar perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e toque.

O diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento contínuo são fundamentais para evitar sequelas e interromper a cadeia de transmissão. A Hanseníase tem cura e tratamento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) disponibilizado nas unidades de saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante 
DOURADOS

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante 

POLÍTICA

Líder do Centrão ataca Comunicação do governo Lula, que responde

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul
BATAGUASSU

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul

DEPUTADO LICENCIADO

Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado
CAPITAL

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado

JUDICIÁRIO

Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes

CAMPO GRANDE

Adolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada

SAÚDE

MS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório

FRONTEIRA

Preso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural

NOVAS TECNOLOGIAS

SUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose

Mais Lidas

ESTELIONATO

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

BARBÁRIE

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

ECONOMIA

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545

HOMICÍDIO

Jovem morre no HV três dias após ser baleado no pescoço e suspeito é preso