Menu
Busca quarta, 20 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
MATO GROSSO DO SUL

Com novo avanço da Covid, secretário critica prefeituras: 'a eleição acabou'

23 novembro 2020 - 14h38Por Wender Carbonari

Em transmissão ao vivo nas redes sociais do Governo de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (23), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira, chamou a atenção dos prefeitos e secretários municipais de saúde. 

Ele se referiu principalmente às cidades que vivenciam período de transição de mandato, como é o caso de Dourados. Nestes municípios que se encontram nesta situação, prefeitos se preparam para deixar o cargo para os próximos gestores e secretários também encerram os trabalhos a frente das pastas. 

“Eu quero chamar a atenção dos senhores secretários e secretárias, prefeitos e prefeitas das cidades de Mato Grosso do Sul. O processo eleitoral já se findou. Quem ganhou, ganhou. Não temos nenhuma eleição em segundo turno [...], agora é trabalhar e ter compromisso com a saúde até o dia da mudança e pelo menos deixar a ‘casa arrumada’, respeitando o Prosseguir”, disse o secretário. 

Em Dourados, a atual prefeita Délia Razuk (sem partido) - que deixa o comando do CAM (Centro Administrativo Municipal) para entrada do prefeito eleito Alan Guedes (PP) no dia 31 de dezembro – cancelou a autorização de reabertura dos parques públicos durante a semana passada usando as recomendações do Prosseguir como justificativa apresentada em decreto. 

‘NOVA ONDA’

Antes de fazer as críticas pedindo atenção dos prefeitos e secretários, Geraldo anunciou aumento na média móvel da Covid em Mato Grosso do Sul, saindo de 300 há 14 dias para os atuais 694,1 casos diários. 

A quantidade de internações por Covid subiu quase 50% neste período, mesma estimativa de alta na porcentagem de testagens positivas entre os casos coletados e encaminhados ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública). 

O secretário de Estado de Saúde apresentou ainda dados comparativos entre as duas mais recentes semanas epidemiológicas transpassadas. Enquanto na 46ª MS havia somado um total de 2.882, na mais recente, a 47ª semana, que se findou no último sábado (21), foram 4.080 confirmações de Covid. 

A maioria dos infectados desde o início da pandemia estão na faixa entre 20 e 39 anos, com 44,8% do total dos casos registrados e acumulados em Mato Grosso do Sul, conforme dados do boletim coronavírus da SES (Secretaria de Estado de Saúde). 

ATUALIZAÇÃO 

Foram confirmados 503 novos casos de coronavírus no Estado somente nesta segunda-feira (23). Com isso, o número total de casos confirmados desde o início da pandemia é de 92.970. Um aumento na média móvel que passou para 697 casos ao dia, e também na taxa de contágio, que agora é de 0.96.

Dos 92.970 casos confirmados, 83.609 estão sem sintomas e já estão recuperados, 7.320 estão em isolamento domiciliar e 314 estão internados. 


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CIÊNCIA
Biosseguridade e cuidados com o manejo animal podem prevenir pandemias futuras
SAÚDE
Rede Ebserh reabre inscrições para a contratação de profissionais
BRASIL
STJ reconhece direito à nomeação por reclassificação de candidata originalmente excedente
Mulher foragida por 16 anos é presa pela Interpol e tem HC negado
ESTADO
Mulher foragida por 16 anos é presa pela Interpol e tem HC negado
FLAMENGO
Denunciados por incêndio no Ninho do Urubu viram réus
ESPORTE
Palmeiras foi o 2º melhor do mundo em 2020, atrás apenas do Bayern
DOURADOS
Alas públicas de UTI para Covid estão atendendo 32 pacientes em estado grave 
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Maia diz que a China vai acelerar o envio da matéria-prima da Coronavac
IMUNIZAÇÃO
Governo do Estado faz balanço do primeiro dia de vacinação no MS
CLIMA
Com previsão de mais chuvas, Defesa Civil pede atenção da população em MS

Mais Lidas

DOURADOS
Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF
DOURADOS
Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família
DOURADOS
Em ação conjunta, polícia deflagra operação para investigar crimes
TRAGÉDIA
Casal morre após caminhonete colidir contra carreta na BR- 163