Menu
Busca quarta, 28 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
RURAL

Com apoio da Agraer, oito comunidades agrícolas receberão kits-feiras do governo federal

06 janeiro 2018 - 18h29

Em Mato Grosso do Sul, cinco associação de pequenos produtores rurais foram classificadas para o recebimento da doação de kits feira pela União. Os grupos de agricultores familiares qualificados, dos municípios de Anastácio, Corumbá, Ladário, Itaporã, Japorã, Sidrolândia e Três Lagoas, contaram com o apoio técnico da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para elaboração e envio das propostas no processo seletivo.

O processo seletivo foi promovido pela Sead (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário), antigo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. O resultado pode ser consultado aqui.

Para Reginaldo de Souza, da Associação de Agricultores Familiares do Assentamento Savana, comunidade que fica a 20 km de Japorã, a notícia foi recebida com grande entusiasmo. “Foi a Agraer que convidou a gente para participar. Com o material que chegar vai dar para participar da feira na cidade. É uma economia boa que faremos, ainda mais do jeito que as coisas estão hoje, tudo muito caro”, disse.

“A feira de Japorã acontece uma vez por semana e a Agraer tem tido uma participação grande para mobilizar os agricultores. A criação da feira houve o envolvimento da prefeitura e, também, da Secretaria Municipal de Assistência Social que mobilizou um grupo para produção de doces”, explicou a coordenadora municipal da Agraer da cidade, Chaiana Schaffer.

Atualmente, muitos agricultores familiares contam com uma estrutura montada na base do trabalho coletivo para a realização da feira. “Houve a doação de paus de eucalipto para o preparo da armação das barracas. A base fica fixa para facilitar a montagem e a feirinha acontece sempre às sextas-feiras de tardinha ou no sábado de manhã”, informa a coordenadora da Agraer de Japorã.

Os empreendimentos selecionados receberão no mínimo dez kits contendo, cada um: uma barraca de feira desmontável; dois bonés; dois aventais e quatro caixas plásticas.  “Acho que vai trazer melhoria para a gente né. Somos uma associação de 40 famílias agrícolas e estamos começando a mexer com a feira. Estamos fazendo entrega de alimentos no PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], também, e com o kit vai dar para ter uma boa estrutura para colocar os alimentos e receber a freguesia”, afirma.

O agricultor familiar Reginaldo de Souza já até lista os alimentos que deverão expor na barraca. “Banana, mandioca, alface, repolho, batata e abóbora são algumas das coisas que a gente produz no assentamento. Tem também o leite, mas, este a gente vende para o laticínio”, justifica.

Uma mobilização semelhante vem sendo feita em Itaporã, conforme informa o técnico da Agraer Luiz Henrique Amaral. “No meio de dezembro levamos alguns produtores para o município de Mundo Novo, a fim de conhecer o trabalho da cooperativa Copisc, instituição que a Agraer também tem uma boa parceria”.

O kit-feira será repassado para a Associação de Psicultores de Itaporã e Região. “Aqui, na cidade, só tem frigorifico grande a gente queria mostrar um trabalho de qualidade que vem sendo feito dentro da produção familiar. Então, a chegada desse kit vai ajudar os trabalhos que a gente vem fazendo com o grupo, sem contar que é sempre bom ver que as parcerias estão dando certo. A gente fica contente em ver que deu resultado”, afirmou o servidor da Agraer local.

Além da proposta enviada por cada grupo de pequenos produtores rurais, o processo seletivo levou em consideração algumas documentações enviadas como a apresentação da DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, jurídica ativa. Os empreendimentos que a sede não se encontra nos municípios listados no edital, também foram eliminados do certame.

As outras entidades contempladas no Estado foram: Cooperativa dos Produtores Rurais da Região do Pulador de Anastácio (Coprana); Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Corumbá e Ladário; Associação dos Produtores Rurais dos Assentamentos de Corumbá; Associação dos Trabalhadores Rurais dos Assentamentos Tamarineiro II e Paiolzinho, também da Cidade Branca; Associação Renovada de Produtores Familiares Vista Alegre – Sidrolândia, e Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Vinte de Março, município de Três Lagoas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
UEMS Dourados abre inscrições a Mestrado em Recursos Naturais
POLÍCIA
Pedestre que morreu atropelado por caminhão na BR-262 tinha 39 anos
RACHADINHAS
MP pede que TCU apure se Bolsonaro usou órgãos oficiais em favor do filho
CAPITAL
Advogado preso por morte de PM em acidente consegue liberdade
PARCERIA COM A CHINA
Anvisa libera importação de matéria-prima para vacina do Butantan
MIRANDA
Mulher de 36 anos é multada por atropelado gato intencionalmente
EDUCAÇÃO
UEMS realiza pela 1ª vez Encontro de Iniciação Científica on-line
CAPITAL
Ladrão esquece RG ao furtar bicicleta e confessa que a vendeu em boca de fumo
SAÚDE PÚBLICA
Após críticas, Bolsonaro diz que revogou decreto sobre privatizações no SUS
LOTERIA
Confira as dezenas da Mega-Sena, que pode pagar R$ 45 milhões

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
GRANDE DOURADOS
Cobertura de barracão de cerealista ‘voa’ com o vento; veja vídeo
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
DOURADOS
Délia decreta emergência por causa de danos provocados pela tempestade