Menu
Busca sábado, 05 de dezembro de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE

Com 16 notificações, MS investiga nove casos suspeitos de coronavírus

02 março 2020 - 16h05Por Adriano Moretto

Boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (2/3) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) aponta para 16 as notificações de pessoas com suspeitas de coronavírus em Mato Grosso do Sul. 

Do total, três foram descartados por diagnóstico de Influenza e quatro excluídos por não atenderem as definições por parte do Ministério da Saúde, restando nove deles em investigação. 

Apenas um caso é de fora da Capital. Trata-se do morador em Ponta Porã que viajou para a Tailândia, com passagem pela China. O primeiro exame dele já havia dado negativo para a doença, porém, com encaminhamento a São Paulo para a realização da contraprova.

Os outros oito investigados são de pessoas com passagens pela Itália, onde mais de 2,3 mil pessoas acabaram contaminadas pelo coronavírus. 

No último levantamento realizado pela secretaria, no dia 28 de abril, Mato Grosso do Sul possuía 13 notificações e os mesmos nove casos suspeitos. 

Sintomas

De acordo com a nota técnica divulgada pela SES com base no Ministério da Saúde, são três situações tratadas como possíveis sintomas da doença. 

Na primeira, a existência de febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros), além de histórico de viagem para área com transmissão local nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Já na outra, febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros), com contato próximo de caso suspeito para o coronavírus também duas semanas antes do aparecimento dos sintomas. 

Por fim, além de todas as especificações acima, é analisado se houve contato próximo a quem teve diagnóstico confirmado em laboratório.

Dourados

Não há casos suspeitos da doença em investigação na cidade de Dourados. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje as orientações à população em situações como as descritas acima. 

Todos os atendimentos iniciais devem ser realizados nas unidades básicas de saúde e, após avaliação médica, serão indicadas ao isolamento para a realização de exames. 

Nos episódios considerados simples, o paciente deverá ficar isolado em casa, já naqueles aparentando maior gravidade, encaminhados aos hospitais da Vida ou Universitário. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tio e adolescente são encontrados, mas criança continua desaparecida
CAMPO GRANDE
Tio e adolescente são encontrados, mas criança continua desaparecida
COVID-19
STF julgará ações sobre plano de vacinação do governo no próximo dia 17
REGIÃO
UFGD prorroga as inscrições do Vestibular da Educação a Distância
FUTEBOL
Fifa anuncia que Mundial de Clubes de 2021 será no Japão
CAPITAL
Mulher tem arma empurrada contra o pescoço durante assalto
JUSTIÇA
Autor de agressões que vitimaram jovem deve indenizar família da vítima
GOLPE
Homem perde cerca de R$ 19 mil ao tentar comprar carro pela internet
PRESIDÊNCIA
Mourão diz que parte dos assessores de Bolsonaro distorce fatos
BR-381
Ônibus irregular cai de viaduto e deixa 14 mortos em Minas Gerais
FUTEBOL
TJD/MS atende pedido do Comercial e suspende semifinal do Estadual

Mais Lidas

DOURADOS
Novo decreto não autoriza horário estendido do comércio em dezembro
TRÊS LAGOAS
Mãe vê menina com vizinho ao chegar do trabalho e descobre estupro
ECONOMIA
Pessoas que receberam auxílio emergencial irregular serão cobradas por SMS
PANDEMIA
Com novo óbito, Dourados confirma sexta morte por Covid em quatro dias