Menu
Busca domingo, 05 de julho de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE

Com 16 notificações, MS investiga nove casos suspeitos de coronavírus

02 março 2020 - 16h05Por Adriano Moretto

Boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (2/3) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) aponta para 16 as notificações de pessoas com suspeitas de coronavírus em Mato Grosso do Sul. 

Do total, três foram descartados por diagnóstico de Influenza e quatro excluídos por não atenderem as definições por parte do Ministério da Saúde, restando nove deles em investigação. 

Apenas um caso é de fora da Capital. Trata-se do morador em Ponta Porã que viajou para a Tailândia, com passagem pela China. O primeiro exame dele já havia dado negativo para a doença, porém, com encaminhamento a São Paulo para a realização da contraprova.

Os outros oito investigados são de pessoas com passagens pela Itália, onde mais de 2,3 mil pessoas acabaram contaminadas pelo coronavírus. 

No último levantamento realizado pela secretaria, no dia 28 de abril, Mato Grosso do Sul possuía 13 notificações e os mesmos nove casos suspeitos. 

Sintomas

De acordo com a nota técnica divulgada pela SES com base no Ministério da Saúde, são três situações tratadas como possíveis sintomas da doença. 

Na primeira, a existência de febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros), além de histórico de viagem para área com transmissão local nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Já na outra, febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros), com contato próximo de caso suspeito para o coronavírus também duas semanas antes do aparecimento dos sintomas. 

Por fim, além de todas as especificações acima, é analisado se houve contato próximo a quem teve diagnóstico confirmado em laboratório.

Dourados

Não há casos suspeitos da doença em investigação na cidade de Dourados. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje as orientações à população em situações como as descritas acima. 

Todos os atendimentos iniciais devem ser realizados nas unidades básicas de saúde e, após avaliação médica, serão indicadas ao isolamento para a realização de exames. 

Nos episódios considerados simples, o paciente deverá ficar isolado em casa, já naqueles aparentando maior gravidade, encaminhados aos hospitais da Vida ou Universitário. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Exercício físico na quarentena pode não melhorar bem estar emocional
CRIME AMBIENTAL
Com ajuda de drone, PMA identifica desmatamento ilegal autua proprietário
ECONOMIA
Noventa dias após lei do auxílio emergencial, ainda há desempregados e mães sem nada
FUTEBOL
Fluminense e Botafogo se enfrentam hoje pela semifinal da Taça Rio
FISCALIZAÇÃO
PMA autua usina sucroenergética em R$ 189 mil por incêndio em lavoura de cana e matas protegidas
CONTRABANDO
Polícia apreende 5,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai
PANDEMIA
MS ultrapassa 10 mil casos de coronavírus e soma 117 óbitos
LUTO
Prefeitura decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do secretário de Agricultura Familiar de Dourados
PARAÍSO DAS ÁGUAS
Pescador é preso em flagrante e o autuado em R$ 5 mil por caça e abate de jacaré
PANDEMIA
Dourados confirma mais uma morte por coronavírus e se aproxima de 3 mil casos

Mais Lidas

POLÍCIA
Assassinado no Izidro é secretário de Agricultura Familiar de Dourados
PANDEMIA
Mulher morre de covid-19 logo após dar à luz em Dourados
DOURADOS
Ex-funcionário é o suspeito de matar secretário de Agricultura
CAMPO GRANDE
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta