Com 10.936 pessoas vivendo com HIV em Mato Grosso do Sul e em tratamento pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Estado dá mais um passo para fortalecer a assistência aos pacientes. Entre os dias 27 e 29 de novembro, a Assistência Farmacêutica da SES recebe a equipe do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI) do Ministério da Saúde para uma capacitação voltada aos serviços de referência no tratamento de HIV/Aids.
O treinamento inclui atualização sobre as diretrizes nacionais e o uso do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM), ferramenta essencial para a gestão eficiente dos medicamentos antirretrovirais. Participam 30 profissionais dos 19 serviços de referência do Estado, incluindo farmacêuticos e outros técnicos das Secretarias Municipais de Saúde.
“A logística é um pilar fundamental para garantir o tratamento contínuo e eficaz dessas pessoas. Capacitações como essa são essenciais para aprimorar ainda mais o trabalho realizado em Mato Grosso do Sul”, destaca a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES, Patrícia Veiga Carrilho Olszewski.
A iniciativa reforça o compromisso do Estado em oferecer atendimento de qualidade para as pessoas vivendo com HIV, promovendo troca de conhecimento e alinhamento às novas recomendações do Ministério da Saúde.