segunda, 17 de novembro de 2025
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
LEGISLATIVO

CCJR divulga balanço com mais de 500 projetos analisados em 2019

17 dezembro 2019 - 11h43Por Da Redação

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), deputado Lidio Lopes (PATRI), fez um balanço das atividades do colegiado neste ano, durante a reunião desta terça-feira (17). Foram 515 projetos analisados, sendo 269 aprovados, 79 arquivados, 4 cancelados e 164 continuam em tramitação.

“É a maior produção nestes 40 anos de história da Assembleia Legisaltiva. Agradecemos aos membros da CCJR, que proporcionaram o bom debate, sempre embasados com conhecimentos e preservando a constitucionalidade. Tivemos apenas 12 projetos vetados pelo Poder Executivo, demonstrando a legalidade em que atuamos”, destacou.

Foram 323 Projetos de Lei, 18 Projetos de Lei Complementar, 8 Projetos de Emenda Constitucional, 17 Projetos de Decreto Legislativo, 137 Projetos de Resolução e 12 Vetos Totais e Parciais. Barbosinha (DEM), Marçal Filho (PSDB), Gerson Claro (PP) e João Henrique (PL) salientaram a importância das equipes de assessoria para o bom empenho da comissão.

Ainda durante a reunião desta terça-feira, a CCJR aprovou duas proposições de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Lei 319/2019 altera a tabela de taxas no que se refere a serviços do Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com Lidio Lopes, a matéria diminuirá custos e trará agilidade na prestação de serviço, uma vez que insere a possibilidade de emissão de alvarás, certificados e autorizações, por meio de simples declaração do contribuinte, nos casos de empreendimentos que já tinham sido aprovados em vistorias anteriores e não sofreram alterações na edificação.

O Projeto de Lei 320/2019 modifica a tabela concernentes a serviços da Polícia Civil e da Polícia Militar. A proposta isenta e reduz as taxas de registros de ocorrências de fatos atípicos (extravio e preservação de direitos). Além disso, institui a cobrança de taxas de permanências de veículos, aeronaves e embarcações nos pátios das delegacias, quando cessada a investigação e notificado o proprietário.

Dois projetos receberam pareceres contrários e foram arquivados. O Projeto de Lei 192/2019, do deputado Capitão Contar (PSL), dispõe sobre a exclusão de informações do Portal da Transparência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, Defensoria Pública, do Tribunal de Contas, bem como das empresas controladas, direta ou indiretamente pelo Estado, relativas à lotação de servidoras sob o alcance de medidas protetivas.

E o Projeto de Lei 278/2019, de Antônio Vaz (Republicanos), determina o atendimento preferencial e emergencial à criança, ao adolescente e ao adulto, na fase jovem, com suspeita de câncer, para todos os exames na fase de diagnóstico e tratamento. As duas proposições foram consideradas inconstitucionais.

Por fim, a CCJR apresentou e aprovou o parecer favorável à tramitação da Emenda Aditiva ao Projeto de Lei Complementar 16/2019, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares de Mato Grosso do Sul, visando aumentar em cinco anos as idades limites de permanência na reserva remunerada. A Emenda cria regra de transição para adesão à nova regra.    

Deixe seu Comentário

Leia Também

CNU 2025: 46,06% dos aprovados para 2ª fase concorrem por cotas
BRASIL

CNU 2025: 46,06% dos aprovados para 2ª fase concorrem por cotas

Adolescente é apreendido após furtar peças de vestuário, tênis e dinheiro de estabelecimento
IGUATEMI

Adolescente é apreendido após furtar peças de vestuário, tênis e dinheiro de estabelecimento

UE confirma retorno do pre-listing para estabelecimentos brasileiros de carne de aves e ovos
EXPORTAÇÃO

UE confirma retorno do pre-listing para estabelecimentos brasileiros de carne de aves e ovos

Fábrica de iogurte irregular é interditada e dono preso
TERENOS

Fábrica de iogurte irregular é interditada e dono preso

Rodolfo Nogueira barra projeto do PT que proibiria exportação de animais vivos
BRASIL

Rodolfo Nogueira barra projeto do PT que proibiria exportação de animais vivos

CONTAS PÚBLICAS

Projeto que indica Sérgio de Paula ao Tribunal de Contas começa a tramitar na Assembleia

DOURADOS

Acusado de matar padre e ocultar cadáver é transferido para a PED

BATAYPORÃ

Reabertura ilegal de creche clandestina é investigada

NOVEMBRO AZUL

Acadêmicos de Medicina realizam mutirão de exames na próxima semana no HU

FUTEBOL

Ancelotti analisa amistoso com Tunísia e anuncia Wesley titular

Mais Lidas

REGIÃO

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

INVESTIGAÇÃO

Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

INVESTIGAÇÃO

Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio

INVESTIGAÇÃO

Corpo de padre desaparecido é encontrado na região do Distrito Industrial