Menu
Busca sexta, 15 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Câmara rejeita veto do Executivo sobre projeto de incentivo a energia solar

27 outubro 2020 - 11h21Por Da Redação

Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (26), a Câmara de Dourados rejeitou o veto do Poder Executivo ao projeto de Lei de incentivo a energia solar. Ainda durante a sessão, os vereadores receberam o engenheiro de energia Germano Lima Rodrigues Caires, líder local do movimento “Solar Livre”, que discorreu sobre o projeto.

Conforme o engenheiro de energia, o projeto de incentivo a energia solar é de grande importância para Dourados, pois traz inúmeras vantagens ao município, como a geração de empregos, sendo a maioria com salários a cima da média local, e também ISS (Imposto sobre Serviço). “Eu acredito que a energia solar é o início da mudança em nosso município”, comentou.

Caires ainda afirmou que Dourados é muito rico, na questão da incidência solar, lembrando que o município possui a 2ª maior usina fotovoltaica do setor público nacional, localizada na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

“Dourados tem um grande potencial para um polo no mercado de energia solar, pois tem o curso de Engenharia de Energia no município, entre vários outros cursos de engenharia, e, dado a isso, temos um grande número de empresas do setor e a população vem tendo um grande aceite a esta tecnologia. Porém ainda não temos o aceite necessário de, por exemplo, prédios públicos”, ressaltou o engenheiro.

O presidente da Casa de Leis, vereador Alan Guedes (Progressistas), relatou que, em 2012, foi à Alemanha e pode conhecer a planta da Solarwatt, empresa de renome na Europa, onde pode perceber que em outros países o incentivo a energia solar é maior. “É uma realidade mais viva em outros lugares, sendo que podemos, através deste projeto, que incentiva a energia solar no município, contribuir para isso aconteça em Dourados”.

Após tribuna livre e discussão, o Projeto de Veto Integral nº 005/2020 (06), de autoria do Poder Executivo, que vetava integralmente o Projeto de Lei nº 067/2020, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PSDB), que dispõe sobre a Política Municipal de estímulo e incentivo ao aproveitamento da energia solar de Dourados, foi votado e rejeitado por unanimidade dos presentes.

Ordem do Dia
 

Os parlamentares também rejeitaram o Projeto de Veto Parcial nº 006/2020 (07), de autoria do Poder Executivo, que vetava parcialmente o Projeto de Lei n° 087/2020, de Sergio Nogueira, que institui o Dia da Equoterapia e dispõe sobre a prática no âmbito do município de Dourados. Foram apurados apenas dos votos favoráveis, sendo dos vereadores Bebeto (PTB) e Cirilo Ramão (MDB).

O veto anularia dispositivos do projeto que dispunham sobre a prática da atividade no município, afirmando, conforme o projeto do Poder Executivo, que o texto já era encontrado na Lei Federal nº 13.830/2019. Com isso, o projeto constaria apenas a comemoração ao Dia da Equoterapia.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 anuncia temporada 2022 com recorde de 23 corridas
BRASIL
Butantan recebe autorização para iniciar testes de soro anti-covid
Após tentativa de fuga, mulher entrega casal de traficantes que acaba preso
AQUIDAUANA
Após tentativa de fuga, mulher entrega casal de traficantes que acaba preso
Acusado de distribuir cocaína para traficantes menores é preso
REGIÃO
Acusado de distribuir cocaína para traficantes menores é preso
Em atitude suspeita, jovem acaba presa por receptação
ANASTÁCIO
Em atitude suspeita, jovem acaba presa por receptação
BRASIL
CPI da Pandemia redefine último dia de depoimentos na semana que vem
DOURADOS
Com instabilidade na rede elétrica, central de vacinação interrompe serviços
TEMPORAL
Ruas são interditadas em Dourados após vendaval; veja quais
CLIMA
Alan decreta situação de emergência após temporal que deixou rastro de destruição em Dourados
DOURADOS
Asfalto de avenida cede na região Norte e trânsito é interrompido

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia indicia três e recupera R$ 32 milhões de golpe milionário em empresa
FRONTEIRA
"Olheiro" de vítimas da chacina em Pedro Juan é preso
VIOLÊNCIA
Ataque na fronteira deixa um morto e dois feridos, entre eles vereador
CLIMA
Chuva e ventos fortes derrubam árvores em Dourados e causam estragos em posto da PRF