quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
GAMELEIRA

Cadeados sumiram e câmeras falharam no dia da fuga de "Tio Arantes"

24 novembro 2021 - 21h05Por Da Redação

Cadeados da cela e da porta do pavilhão ocupados por José Cláudio Arantes, o “Tio Arantes”, de 66 anos, no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande, desapareceram. Além disso, “coincidentemente”, o sistema de câmeras da ala que abrigava o preso deixou de funcionar horas antes de ser constatado o “sumiço” do homem que já foi considerado dos mais influentes líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Mato Grosso do Sul.

As informações constam em despacho do juiz Fernando Chemin Cury, da 1ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, que determinou nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, apuração rigorosa da fuga de “Tio Arantes” da unidade penal. O magistrado quer o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e a 50ª Promotoria de Justiça do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) na investigação.

Segundo o site Campo Grande News, Cury também determinou que a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) abra, em 24 horas, procedimento administrativo disciplinar contra todos os agentes que estavam no plantão “no dia dos fatos, inclusive com afastamento cautelar, se necessário”. O órgão tem 1 dia para informar em juízo quais as medidas tomou para apurar o ocorrido.

Para o juiz, está claro que “Tio Arantes” teve ajuda para fugir. “Informações preliminares demonstram que há uma série de irregularidades que precisam ser esclarecidas”. Conforme relatado no despacho, José Cláudio estava em uma “cela com porta inteiriça, sem acesso à parte externa, o que significa dizer que, mesmo sem o cadeado, teve auxílio de terceiros para abrir a respectiva porta”.

O magistrado quer saber se houve a participação de policiais penais. “Sem fazer qualquer juízo de valor, fato é que as evidências demonstram que o preso teve auxílio de terceiros para se evadir, seja de agentes do Estado ou dos próprios presos. Essa situação necessita ser apurada e os responsáveis exemplarmente punidos, como forma de dar resposta a esse episódio inaceitável para a sociedade brasileira”.

A Agepen já havia informado ao Campo Grande News que comunicou a fuga, constatada nessa terça-feira (23), ao juiz de Execução Penal e que o serviço de inteligência da agência estava trabalhando no caso.

Ficha extensa

José Cláudio é dono de uma extensa ficha criminal e tem condenações por roubo, tráfico de drogas e homicídios. Ele também ficou “famoso” por ter coordenado rebelião que resultou na morte do interno Fernando Aparecido do Nascimento Eloá, em 2006, no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a “Máxima”.

A rebelião começou em São Paulo, chegou a MS e se espalhou por quatro cidades do Estado, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e na Capital. Mas foi na Máxima que a cena mais emblemática daquele dia 14 de maio aconteceu. Grupo de presos do PCC em cima do telhado da unidade e nas mãos, uma cabeça decapitada e carbonizada, amarrada por uma camiseta.

Desde então, “Tio Arantes” ganhou direito ao regime semiaberto, foi libertado e preso mais algumas vezes. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estudante tem moto furtada no estacionamento de universidade em Dourados
POLÍCIA

Estudante tem moto furtada no estacionamento de universidade em Dourados

Homem é detido por tráfico de drogas no bairro Santo André
DOURADOS 

Homem é detido por tráfico de drogas no bairro Santo André

Judiciário de MS não terá expediente hoje e amanhã, dias 28 e 29
FERIADÃO

Judiciário de MS não terá expediente hoje e amanhã, dias 28 e 29

Brasil se destaca no controle da gripe aviária
RECONHECIMENTO

Brasil se destaca no controle da gripe aviária

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262
TRÊS LAGOAS

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262

58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta