O presidente da República, Michel Temer, assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares. Adotado em julho deste ano, o tratado é o primeiro instrumento multilateral vinculativo negociado em 20 anos para o desarmamento nuclear.
O instrumento — aprovado por 122 votos a favor e um contra (Holanda), com uma abstenção (Cingapura) — proíbe uma ampla gama de atividades relacionadas a armamentos nucleares, tais como desenvolver, testar, produzir, manufaturar, adquirir, possuir ou estocar armas ou outros utensílios nucleares explosivos, assim como o uso ou a ameaça de uso dessas armas.
No entanto, muitos países ficaram de fora das negociações, incluindo Estados Unidos, Rússia e outras potências nucleares, assim como muitos de seus aliados. A Coreia do Norte também não se uniu às negociações.
Ao discursar na Abertura da Assembleia Geral da ONU, nessa terça-feira (20), Temer falou sobre a importância do tratado e afirmou que o momento da assinatura é "histórico". "Eu terei a honra de assinar o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares. O Brasil esteve entre os artífices do tratado", afirmou.
O presidente também criticou os recentes testes nucleares na Península Coreana e defendeu o desarmamento nuclear e a pacificação entre os países e disse que "é urgente definir encaminhamento pacífico para situação cujas consequências são imponderáveis".
Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, o Brasil é protagonista mundial da paz desde a criação das Nações Unidas. Segundo o ministro, a assinatura do presidente Michel Temer reforça o papel do País no engajamento em trabalhos humanitários e de segurança pública.
Ao comentar sobre o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, o ministro destacou que a participação do Brasil faz parte do "compartilhamento do conhecimento, da pesquisa conjunta" e que este é um "tratado de paz".
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem é preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido

Termina hoje prazo para empresas negociarem dívida com União

Perseguição disfarçada de romance: Ex-namorado é preso após descumprir medida protetiva em Dourados

Maioria acredita em voos comerciais para Dourados só em 2026

Homem cai em golpe ao tentar comprar TV em classificados do Facebook

Mulher assassinada pelo companheiro foi queimada viva em poço

Prefeitura firma convênio de R$ 270 mil para apoiar a Guarda Mirim

Idoso é preso por maus tratos a animais em área rural

Inscrições para cursos gratuitos são abertas

VI Seminário: Gestão hídrica diante das mudanças climáticas é o desafio para MS
Mais Lidas

Empresário proprietário de papelaria morre em Dourados

Pastor é preso por atrair jovens em situação de vulnerabilidade e cometer estupros em MS

Adolescente é flagrada com drogas dentro de escola em Dourados
