A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) realizou nesta terça-feira (25) a sessão presencial da Audiência Pública que trata do processo de Revisão Tarifária Extraordinária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário prestados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – Sanesul.
A empresa atende 68 municípios do interior do estado. A audiência pública é uma etapa do processo que visa apresentar à sociedade, de forma transparente, as informações do processo revisional e dar a todos os interessados a oportunidade de contribuir.
A audiência, no auditório da Agência, foi presidida pelo diretor de Regulação Econômica, Valter Almeida da Silva, tendo a participação dos diretores Ayrton Rodrigues (Normatização e Fiscalização) e Sandra Regina Fabril (Administração e Planejamento). A mesa técnica foi coordenada pela Ouvidora Cristiane Leite Ferreira, com a presença do procurador Elton Fabrício Tofano, o coordenador da Câmara Técnica de Saneamento, Hailton Vasconcelos, e a titular da Gerência de Regulação Econômica e Tarifária, Iara Marchioretto.
Representantes de três municípios atendidos pela Sanesul estiveram presentes: Jean Saliba, de Camapuã (secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Paulo Cesar Rodrigues dos Reis, de Aquidauana, (vereador) e Ivone Massocato Pereira, de Itaporã. A concessionária Sanesul também enviou representantes
A Gerência de Regulação Econômica e Tarifária, área da Diretoria de Regulação Econômica, fez a exposição técnica do estudo elaborado durante a análise do pedido de reajuste apresentado pela concessionária Sanesul. É esse estudo que define se a solicitação é pertinente e se o índice solicitado é justificável ou se o reajuste deverá ter outro percentual, baseado em estudo econômico-financeiro realizado pela agência reguladora. O trabalho incluiu verificações in loco, dentro da empresa, para levantamento e conferência de dados.
A exposição técnica que os participantes da audiência pública puderam acompanhar mostrou como foram considerados os impactos da recomposição das perdas inflacionárias, pelo aumento das despesas com energia elétrica, e o pedido de geração de recursos para investimentos, fatores que definirão o índice de reajuste. Também foi estudada (e nesse momento não incluída) a motivação ligada ao aumento do dólar.
A Nota Técnica resultante desse estudo apresenta, ainda, recomendações a serem adotadas pela empresa, tanto em relação a alegados impactos financeiros que foram desconsiderados pela agência, quanto a itens que serão incorporados no reajuste e que deverão ser revertidos em eficiência na prestação do serviço.
Após a apresentação técnica, os participantes puderam fazer questionamentos e considerações. Eventuais contribuições apresentadas por via documental e na audiência pública serão avaliadas para a conclusão do processo de revisão tarifária e definição do índice pela Agepan, que ocorrerá nos próximos dias.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Promotor de Justiça lança livro com histórias reais que revelam os bastidores do Tribunal do Júri

Judiciário vive a pior crise de credibilidade de sua história. Será mesmo?

Dourados e Itaporã receberão 20 mil doses de vacina contra Chikungunya

Prefeitura promove capacitação para feirantes e empreendedores de food trucks

Homem com extensa ficha criminal é executado em barbearia

Mais de 300 mil veículos devem trafegar pela BR-163 em MS durante o feriadão

Irã anuncia abertura de Ormuz depois de cessar-fogo no Líbano

Conab estima produção de cana-de-açúcar em 673,2 milhões de toneladas na safra 2025/26

Bebê de um ano morre após ser encontrado pelo pai boiando em açude

Lei define guarda compartilhada de pets; veja detalhes
Mais Lidas

Vítima de feminicídio é desenterrada e corpo apresenta sinais de necrofilia

Colisão entre motos termina com dois jovens mortos em Dourados

Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo e ventos intensos para Dourados
