segunda, 09 de março de 2026
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DIVISÃO DO ESTADO

Atividades em comemoração aos 44 anos de MS começam neste domingo

10 outubro 2021 - 07h00Por Redação com Portal MS

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promove uma variada programação para comemorar os 44 anos do Estado.

Esta semana acontecem oficinas online de artesanato, neste domingo (10) tem espetáculo de dança do ventre com o Studio Nidal Abdul, na Concha Acústica Helena Meirelles, na segunda-feira (11) é a vez de subir ao palco da Concha a cantora Delinha e seus convidados, e a partir do dia 12 a Gerência de Patrimônio Cultural exibe uma sequência de lives sobre Cultura, Gestão e Memória em MS; também no dia 12 haverá a exibição de documentários no Autocine produzidos durante o curso ministrado pelo MIS e TVE, a partir das 19 horas. E junto com as apresentações dos shows na Concha haverá uma Feira de Artesanato em parceria com as associações do setor.

“Felizmente estamos retomando as atividades com a vacinação avançada e neste ano conseguiremos celebrar mais um aniversário do nosso MS. Nossa cultura é rica, com grandes nomes como a icônica cantora Delinha, entre tantas outras atrações que estamos preparando para esses dias de comemoração. Estamos em pleno desenvolvimento e com muitas razões para festejar o pleno desenvolvimento do nosso Estado”, ressalta João César Mattogrosso, Secretário de Estado de Cidadania e Cultura.

No domingo, 10 de outubro, às 19 horas, o Studio Nidal Abul de dança do ventre apresenta o espetáculo “Nosso Mato Grosso do Sul”, homenagem prestada à cultura sul-mato-grossense. Todos os temas são músicas regionais e/ou regravações de versões feitas por músicos sul-mato-grossenses, unindo a música regional e a dança oriental, já que em nosso Estado, cerca de 5% da população é composta por árabes ou árabe-descendentes, porcentagem alta em comparação a outras regiões do país. O espetáculo será híbrido, com a possibilidade de público presencial e transmissão ao vivo pelos canais virtuais.

O show musical em homenagem à cantora Delinha, embaixadora cultural de Mato Grosso do Sul, será no dia 11 de outubro, a partir das 19 horas. Com aproximadamente uma hora e quarenta minutos de duração, artistas locais de diferentes gerações e estilos musicais em dueto com a anfitriã Delinha, retratarão as belezas da diversificada música da cultura local. Uma banda base, formada por músicos experientes, acompanhará Delinha e todos os convidados, sob a coordenação, direção artística e produção musical do músico campo-grandense Otávio Neto. os convidados que vão cantar com a Delinha são: João Paulo, Castelo, Beth & Betinha, Aurélio Miranda, Celito Espíndola, Filho dos Livres, Begèt de Lucena, Ton Alves, Karla Coronel, Alba Lessa (Três Lagoas), André Stábile, Negabi, Rodrigo Teixeira, SoulRa (Dourados), Andressa Chinzarian, Jerry Espíndola e Chalana de Prata. O show será híbrido, com a possibilidade de público presencial e transmissão ao vivo pelos canais virtuais.

Junto com os dois shows na Concha Acústica Helena Meirelles haverá uma Feira de Artesanato e Moda Autoral MS ao lado do palco, organizada pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de MS com as associações de artesanato do Estado. Serão duas tendas com peças da nossa terra, produzidos por nossos criativos artesãos, que estarão disponíveis para compra durante os dois eventos, das 16 às 22 horas.

No dia 12 de outubro, às 19 horas, no Auto Cine da UFMS, haverá o lançamento dos Documentários MS em Imagens e Sons produzidos durante o curso Ministrado pelo MIS e TVE Cultura - Prêmio Darcy Ribeiro e entrega dos certificados aos participantes do curso.

Encerrando a programação, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul vai exibir uma série de lives, do dia 13 ao dia 15, sempre às 19 horas, sobre “Cultura, Gestão e Memória em MS”. Os convidados, pessoas da área da cultura que já passaram pela gestão, seja de espaços culturais, seja de projetos, e têm dentro de suas produções parte da memória que se refere ao Estado, vão colocar à tona, para que outros conheçam, suas memórias que transitam na área da cultura. As lives serão transmitidas diretamente da Biblioteca Pública Estadual Isaias Paim ao vivo para os canais virtuais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moradora de MS faz doação de medula óssea 13 anos após cadastro em rede de voluntários
COMPATÍVEL

Moradora de MS faz doação de medula óssea 13 anos após cadastro em rede de voluntários

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal
ESTADUAL

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

Suspeito de matar homem a facadas é preso em caminhão na fronteira
PRF

Suspeito de matar homem a facadas é preso em caminhão na fronteira

Trabalho escravo contemporâneo afeta de maneira desproporcional mulheres negras
DIA DA MULHER

Trabalho escravo contemporâneo afeta de maneira desproporcional mulheres negras

Com máscara do "Jason", homem é preso acusado de tentar sequestrar crianças ameaçando com arma
CORUMBÁ

Com máscara do "Jason", homem é preso acusado de tentar sequestrar crianças ameaçando com arma

ESPORTE

Com mais 2 pódios, Brasil encerra Grand Prix de judô com 6 medalhas

DIA DA MULHER

Protestos contra a violência de gênero tomam o Brasil neste 8 de março

CNH DO BRASIL

Primeira habilitação pode ser solicitada por aplicativo oficial; veja como fazer

CALOR

Dourados está em alerta devido a sensação térmica de 35.2°C

VIOLÊNCIA

Lei que torna explícita a presunção absoluta de vulnerabilidade em casos de estupro, é sancionada

Mais Lidas

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

INMET

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

DOURADOS

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Morte de idosa em Dourados é investigada pela polícia após orientação médica