A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi oficialmente notificada sobre decisão da 4ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, que suspendeu os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), quanto a denúncias de incitação de conflitos por terras no Estado entre indígenas e proprietários rurais.
A presidente da CPI, deputada estadual Mara Caseiro (PMB), afirmou que a Casa de Leis deve recorrer para reverter a decisão a favor da ação civil pública impetrada pela Defensoria Pública da União (DPU).
O juiz Pedro Pereira dos Santos entendeu que a investigação é de competência nacional e não estadual. “Nossa assessoria jurídica já está analisando as medidas cabíveis a serem adotadas para garantir o nosso direito de trabalhar, apurar as denúncias que nos chegaram. Se nós deputados não tivermos esse direito de apuração, fica muito prejudicada a nossa representatividade popular”, disse a deputada.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), informou que já se reuniu com os membros e a assessoria jurídica da CPI que discutem o melhor recurso jurídico para reverter a decisão liminar.
A Procuradoria Geral do Estado também deve auxiliar o Poder Legislativo. Também são membros da CPI os deputados Marquinhos Trad (PMDB) na vice-presidência, Paulo Corrêa (PR) como o relator, Onevan de Matos (PSDB) e Pedro Kemp (PT).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Denúncia aponta presos em churrascos com luxo e participação de enfermeiras na PED

Locais de prova do vestibular da UFGD é atualizado

Tereza Cristina diz que transformação digital deve inserir agronegócio

No presídio de Bataguassu, reeducandos estão confeccionando o próprio uniforme
Selo verde para produtos com boa procedência ambiental pode ser criado
Projeto proíbe partido de escolher em convenção candidato inelegível
CIÊNCIAS HUMANASUems de Amambai oferta 40 vagas em dois cursos
ECONOMIADólar fecha em alta com tensão externa

Fiscais resgatam 942 pessoas em situação análoga à escravidão em 2020

'Skunk' é apreendido com adolescente em Ponta Porã em bloqueio policial
Mais Lidas

Trânsito de Dourados faz terceira vítima fatal no ano, todas motociclistas

Ex-primeira-dama morre cinco dias após o marido em Dourados

Carreta com quase dez toneladas de maconha é apreendida em Dourados
