Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
PREJUÍZO

Arrendatários relatam "calote" por parte de usina

23 setembro 2014 - 11h10

Thalyta Andrade

Produtores rurais de Dourados e também de Laguna Carapã acusam um suposto ‘calote’ por parte da Usina São Fernando, sediada em Dourados, com relação ao pagamento referente ao arrendamento de propriedades rurais dos dois municípios.

O caso que estaria acontecendo há meses deixou a maioria dos produtores ‘enrolados’ com suas finanças, como disse ao Dourados News o presidente do Sindicato Rural de Laguna Carapã, Luiseu Bortoloci.

“É verdade. Temos casos de produtores que estão há sete meses ou mais sem receber pelo arrendamento. A grande maioria recebe por meio de repasse mensal, mas há alguns que recebem anualmente. Essa situação deixou todo mundo enrolado. Porque temos compromissos com fornecedores de peças, postos de gasolina, e também consumo de energia”.

Em Dourados, integrante do Sindicato Rural que preferiu não se identificar, também confirmou a situação. “Inclusive isso já aconteceu em outras oportunidades. Não é uniforme, alguns estão menos e outros há mais tempo sem receber. Mas, é um problema complicado”, disse a fonte.

Ainda conforme as informações repassadas ao Dourados News, há 15 dias houve uma reunião entre os produtores arrendatários e a cúpula administrativa da Usina. Neste encontro, teria ficado estabelecido um prazo para que a questão fosse resolvida, ainda que gradativamente.

“Eles justificaram a situação dizendo que o principal motivo para o problema foi o atraso na colheita e no repasse de valores da produção de energia deles. Se comprometeram a resolver a questão e a pagar até o dia 10 de outubro. Vamos esperar esse prazo”, disse Bortoloci. “Se comprometeram em resolver e é isso que vamos aguardar”, completou a fonte em Dourados.

Procurada pelo Dourados News para comentar a situação, a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) se pronunciou por meio da assessoria de comunicação que, por e-mail, informou apenas que “a Biosul não se pronuncia em casos específicos de uma única Usina e sim responde por todo o setor”.

O Dourados News procurou ainda a Usina São Fernando, e a reportagem foi orientada a encaminhar um e-mail com os questionamentos sobre o assunto. Isso foi feito de pronto, no entanto, até a publicação desta matéria, não houve retorno.

Conforme informações da própria empresa, disponibilizadas em página oficial na internet, a usina possui uma área plantada instalada de 60 mil hectares, sendo responsável por uma produção de 4,5 milhões de toneladas de cana de açúcar, 330 mil toneladas de açúcar e 150 mil metros cúbicos de etanol anidro.

Recentemente, a empresa teve parte de suas ações negociadas com um grupo dos Emirados Árabes Unidos.


Deixe seu Comentário

Leia Também

TELEFONIA
Governo edita decretos para tentar destravar licitação do 5G
Casal é preso por golpe ao vender carro alugado e alegar "furto"
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
OPORTUNIDADE
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
CAMPINAS
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
DOURADOS
Faculdade Intercultural Indígena publica moção contra o marco temporal
FOGO AMIGO
Militar baleado ao defender mulher na rua recebe alta de hospital
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado
PARAGUAI
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
EDUCAÇÃO
UEMS regulamenta retomada gradual das atividades presenciais
FÁTIMA DO SUL
Homem grava vídeo para inocentar esposa: "Erro meu, bebi demais"

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central