Menu
Busca terça, 29 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
OBRA ANTIGA

Aquário do Pantanal lança novo edital para impermeabilizar 32 tanques

13 fevereiro 2020 - 10h29Por Da Redação

Aquário do Pantanal, futuro cartão postal de Campo Grande, lança nessa quinta-feira (13.02) um novo processo licitatório, a Impermeabilização dos Tanques, que garantirá a vedação dos aquários, evitando infiltrações e vazamentos. Esse já é o 4° processo licitatório lançado após a retomada das obras, que aconteceu em novembro do ano passado.

O Centro de Estudos e Pesquisas da Ictiofauna do Pantanal, o Aquário, contará com 32 tanques (24 internos e oito externos) da ictiofauna pantaneira (peixes e répteis), mais de 5,4 milhões de litros de água e um sistema de suporte à vida com condições reais do habitat. Os tanques formarão circuitos cenográficos para transportar os visitantes aos cinco continentes: Europa, África, América, Ásia, e Oceania.

“Além do circuito cenográfico dos cinco continentes, o Aquário vai contar a história da maior planície alagada do mundo, que é o Pantanal. Dá para conhecer mais do Pantanal aqui, do que indo até ele. O Aquário irá oferecer ao público a oportunidade de conhecer a riqueza da biodiversidade do Pantanal, além de outros ecossistemas brasileiros”, afirmou o vice-governador e titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Murilo Zauith.

Licitações 

Além da impermeabilização dos tanques, outras três licitações para a conclusão das obras já foram lançadas.  Hoje, já estão sendo executados os serviços de substituição dos vidros e a conclusão da cobertura metálica. Já os trabalhos para a conclusão do revestimento de alumínio composto (forro e monocapa) começarão assim que os trâmites administrativos habituais do processo licitatório em aberto sejam concluídos.

“Já lançamos quatro licitações, na modalidade concorrência, para a execução dos serviços pendentes no Aquário do Pantanal. As próximas licitações já estão pré-definidas e seguem a dinâmica necessária para que a obra seja concluída. A troca dos vidros e a cobertura metálica estão sendo executados. A licitação do revestimento de alumínio composto está dentro da normalidade do processo licitatório. Não há entraves judiciais. São processos administrativos. Logo, teremos uma empresa vencedora do trâmite “, explicou

Estudos e Pesquisas

Além de um extraordinário monumento de atração turística, o espaço servirá como o maior centro do país de difusão do conhecimento sobre a biodiversidade pantaneira. Haverá um banco de dados para estudos científicos, servindo de base para formação de dissertações de mestrado e teses de doutorado. O Aquário vai utilizar tecnologias inovadoras, além de técnicas interativas e interdisciplinares para garantir que alunos tenham uma experiência acadêmica de excelência.

O local será transformado ainda em uma importante ferramenta de conservação de animais aquáticos e de pesquisa. Em uma escala  universal, o Aquário do Pantanal vai oferecer a oportunidade única para estudantes, cientistas e pesquisadores se aprofundarem sobre questões ambientais e a biodiversidade brasileira. Os impactos científicos e tecnológicos para o Brasil, Mato Grosso do Sul e o bioma Pantanal serão incalculáveis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ
Foragido da Justiça de 19 anos sofre tentativa de homicídio na fronteira
PRESIDENTE INVESTIGADO
STF tira do plenário virtual discussão sobre depoimento de Bolsonaro
TRÁFICO
Traficante de disk-droga é preso com porções de cocaína, moto e dinheiro
AJUDA
Caixa detalha calendário de pagamentos do auxílio emergencial extensão
CAPITAL
Hóspede é encontrado morto dentro de banheiro de hotel
FUTEBOL
CBF divulga tabela da 16ª à 20ª rodada; Fla fará dois jogos em 50 horas
REGIÃO
Polícia desarticula grupo que agia em cidades da região do Vale do Ivinhema
MADEIRA
Queimadas no Pantanal destroem oito pontes nas MS-243 e MS-195
BONITO
Vítima de estelionato arma emboscada e ajuda a prender golpista
TECNOLOGIA
Aplicativo do Detran-MS recebe atualização para serviços pelo celular

Mais Lidas

POLÍCIA
Comerciante morre em acidente na MS-276
REGIÃO
Homem que disse ter encontrado mulher morta volta atrás e confessa feminicídio
LAGUNA CARAPÃ
Homem sente falta de esposa, vai procurar e a encontra morta em poço
DOURADOS
Festa com mais de cem pessoas é encerrada no Novo Horizonte