Após um mês com falta de papel-moeda, o Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul Gonçalo Pereira (II/MS) regularizou a emissão da Carteira de Identidade, também conhecido como Registro Geral (RG). Segundo o jornal Correio do Estado, o material chegou ao estado na última semana e Campo Grande já está com o serviço funcionando normalmente.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o atendimento nos municípios do interior deve ser normalizado até a próxima semana, após os postos de identificação receberem a remessa de papel-moeda. Por mês, 13 mil documentos são emitidos por mês.
HISTÓRICO
Mais de 11 mil pessoas ficaram aguardando para receber suas Carteiras de Identidade durante esse período, conforme noticiou o Correio do Estado em 25 de novembro. Os agendamentos para emissão do documento não foram suspensos, mas a impressão do RG não era realizada.
A Casa da Moeda é responsável pelo fornecimento do papel-moeda. Em nota, a autarquia federal informou, no dia 3 de dezembro, que não é responsável pela emissão, sendo que fornece o material a empresas privadas contratadas por governos estaduais.
Em Mato Grosso do Sul, a Montreal Informática é a responsável pela expedição do RG. “É importante assinalar que os contratos estão sendo cumpridos exatamente dentro dos prazos acordados, as entregas estão em dia, em ordem e não há nenhuma falta de material”, diz o texto. Já a Montreal Informática declarou, por meio de nota ao Correio do Estado, que não estava recebendo papel-moeda. Questionada, a Casa da Moeda não respondeu.