A Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) entregou nesta semana glossários bilíngues (português-espanhol) a alunos estrangeiros matriculados em seus cursos. O material reúne termos técnicos amplamente utilizados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia, e foi desenvolvido para facilitar a compreensão dos conceitos acadêmicos em português, conectando-os à língua materna dos estudantes.
A iniciativa nasceu no Grupo de Pesquisa de Ocupação de Vagas Efetivas (GPOVE/FACE), que desde 2020 estuda as causas da evasão no ensino superior, com foco nos cursos da faculdade. Segundo a diretora da FACE, professora Jane Corrêa Alves Mendonça, a falta de acessibilidade foi apontada como um dos principais desafios que fazem os acadêmicos desistir do curso. “A inclusão precisa ir além do discurso; deve estar presente na prática cotidiana. Incluir começa com empatia e uma comunicação receptiva, que permita aos alunos expressarem como se sentem e quais são suas necessidades”, destacou Jane.
Os glossários foram criados após a percepção de que muitos alunos estrangeiros, especialmente os vindos da Venezuela pelo edital de acolhida humanitária, enfrentaram dificuldades adicionais devido à barreira linguística. “Esses estudantes já lidam com o desafio de assimilar novos conceitos científicos, e a diferença de idioma torna esse processo ainda mais complexo”, explicou a diretora.
A experiência dos alunos estrangeiros
O primeiro rascunho do glossário foi revisado com a ajuda de três alunos estrangeiros, que desenvolveram sugestões de melhorias. Um dos pontos levantados foi a necessidade de tradução de documentos e mensagens institucionais. Em resposta, a FACE passou a emitir e-mails sobre matrícula e outros processos administrativos também em espanhol, para atender melhor a essa demanda.
Leonardo Jesús Mendoza Daza, venezuelano e acadêmico de Administração, está no Brasil há quatro anos e sonha em se tornar empreendedor. Ele relembra com carinho o acolhimento recebido pela faculdade. “A primeira vez que entrei na faculdade, me senti um pouco perdido. Então, meu coordenador de curso, professor Narciso me recebeu, me mostrou o prédio da faculdade, me apresentou aos professores e me orientou. Depois, a diretora Jane fez uma reunião com todos os alunos estrangeiros e com alguns professores, cada aluno se apresentou e no final fizeram um café para a gente conversar e fazer amizades. Foi uma acolhida maravilhosa. Naquele momento, me senti em casa”, conta Leonardo.
Sobre os glossários, ele destaca sua utilidade: “Eles são uma ajuda imensa. Com eles, consigo entender melhor a explicação dos professores, fazer anotações e compreender o significado de termos técnicos. Essa iniciativa faz toda a diferença para nós, estudantes estrangeiros.”