Menu
Busca quinta, 21 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
INFRAESTRUTURA

Agepen recebe ônibus adaptados do Depen para transporte de presos em MS

10 dezembro 2020 - 12h19Por Da Redação

Para reforçar a frota de veículos, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) recebeu dois ônibus adaptados para transporte de presos. A doação foi realizada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a entrega aconteceu em Mogi das Cruzes (SP), nesta semana.

Mato Grosso do Sul está entre os Estados contemplados com a doação, que utiliza critérios técnicos para distribuição como número de estabelecimentos penais, população carcerária e demanda indicada.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, os veículos serão destinados conforme necessidade apontada pela Diretoria de Operações da agência penitenciária.

“Agradeço o importante apoio recebido do Depen, que muito contribui para a modernização e fortalecimento do sistema penitenciário como um todo. Esses veículos de grande porte serão utilizados em transferências de número elevado de presos dentro do nosso estado e irão contribuir na segurança e celeridade durante essas operações”, destacou o dirigente.

O objetivo é melhorar as condições para o traslado no sistema penitenciário e valorizar a dignidade humana, de forma a contribuir na preservação da integridade física e mental de todos os envolvidos.

Os ônibus possuem capacidade para 28 internos, dois compartimentos de cela, são equipados com sistema de CFTV, sistema de sinalização acústica e visual, além de adaptações no compartimento de escolta, permitindo melhor posicionamento dos policiais penais e melhor acompanhamento dos deslocamentos.

Além disso, são aptos a transitar em vários terrenos, como em áreas rurais, o que possibilita a sua adaptação em todas as regiões brasileiras.

As novas viaturas seguem os padrões de qualidade do órgão federal e normativos do Conselho Nacional de Política Criminal e Segurança Pública (CNPCP) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O coordenador da missão de recebimento dos veículos, policial penal Leoney Martins Duarte Barbosa, ressaltou a relevância de doações como essa neste momento de transição nas funções da carreira penitenciária. "Esses ônibus, assim como os furgões-cela, dentre outras ações que o Depen tem desenvolvido junto aos Estados, contribui significativamente na melhoria de nossas atividades, consolidando ainda mais, o importante papel de nossa profissão à sociedade como um todo", afirmou.

A única mulher entre os servidores designados desta vez, a policial penal Melicia Di Domenico Ruoppoli revelou que esta foi sua terceira missão. "Tem sido um aprendizado enorme para mim e esse foi um desafio ainda maior, por conta do porte do veículo, mas valeu a pena, foi uma experiência única e agradeço a confiança da Agepen por isso", contou.

Os novos veículos foram entregues na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, nessa terça-feira (8.12) e conduzidos ao Mato Grosso do Sul por uma equipe de policiais penais da Agepen.

Em 2020, o Depen investiu R$ 106 milhões em veículos para transporte de presos para aparelhamento das unidades federativas. Desde o início do ano, já foram doados 16 ônibus e 150 furgões. No total, o Depen adquiriu 298 furgões e 161 ônibus adaptados para transporte de presos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Douradense faz rifa para encontrar mãe que está internada em estado grave em Portugal
SOLIDARIEDADE
Douradense faz rifa para encontrar mãe que está internada em estado grave em Portugal
Assaltantes de motel chegaram de bicicleta e usaram o carro para levar as TV's
DOURADOS
Assaltantes de motel chegaram de bicicleta e usaram o carro para levar as TV's
Enquanto mãe trabalhava, adolescente pega moto escondido e é apreendido
IVINHEMA
Enquanto mãe trabalhava, adolescente pega moto escondido e é apreendido
DOURADOS
Prefeitura convoca candidatos aprovados no Processo de Seleção de Estagiários
Acne adulta: por que acontece e como tratar?
BELEZA E ESTÉTICA
Acne adulta: por que acontece e como tratar?
DOURADOS
Polícia estoura 'boca de fumo' e prende jovem com quase 200 papelotes de pasta base
PONTA PORÃ
Em fiscalização, polícia apreende carga de cigarros eletrônicos
BRASIL
Produção de petróleo e gás no pré-sal é recorde em setembro
SAÚDE E BEM-ESTAR
Saúde mental: 6 alimentos que aliviam a ansiedade
SUL DE MS
Projeto reconhece calamidade pública em Itaquiraí devido a vendaval

Mais Lidas

CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
JARDIM MÁRCIA
Bandidos fazem "limpa" em motel de Dourados e levam até carro
REGIÃO
Duas pessoas morrem carbonizadas após queda de helicóptero carregado com cocaína
DOURADOS
Entreposto que tinha até pé de maconha é fechado e trio preso pela polícia