A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) iniciou a distribuição das 200 pistolas .40 repassadas, recentemente, pela Polícia Militar. A primeira unidade contemplada, com parte das armas, foi a Penitenciária Estadual de Dourados (PED), com entrega realizada esta semana.
As pistolas são da fabricante nacional Imbel, modelos MD5 e MD7, e serão utilizadas pelos servidores penitenciários em serviços de guarda externa da muralha, escolta de detentos e custódia hospitalar.
Coordenada pela Diretoria de Operações da Agepen, a primeira etapa de distribuição contou com o apoio do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), que realizou o transporte das armas da capital para Dourados.
De acordo com o diretor de Operações, Acir Rodrigues, além de mais que dobrar a quantidade de armas disponível para o efetivo de Dourados, o novo armamento irá substituir as pistolas Tauros modelos PT 840 que vinham sendo usadas. “Com isso, estamos padronizando o uso desse modelo de arma aqui em Dourados”, explicou, durante a entrega ao diretor da PED, Antônio José dos Santos.
CAVE
Além do novo armamento, os trabalhos de vigilância das muralhas, escolta e custódia hospitalar serão reforçados com o treinamento de servidores em mais uma edição do Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta (CAVE) na cidade, programado para abril.
Escolta de saúde realizada por servidores de carreira
O curso será voltado, principalmente, para os servidores da área de Segurança e Custódia que ingressaram este ano na carreira penitenciária e foram destinados a atuar em Dourados.
Com a nova capacitação, será possível que todos estes trabalhos sejam executados exclusivamente pela equipe da PED, retornando os servidores do COPE, que estão atuando na vigilância de muralhas provisoriamente, para as ações de responsabilidade do comando, que representa força de reação da Agepen.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS antecipa medidas para aumento de vírus respiratórios

Jovem morre ao sofrer convulsão em discussão com namorado

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 50 milhões neste sábado

Campeonato de karatê acontece hoje no Ginásio Municipal

Defesa confirma morte de Sicário, aliado de Vorcaro

Operário e Ivinhema enfrentam times de Goiás e Minas Gerais na Série D do Brasileiro
Em poucas horas, motos são furtadas em Dourados

Com capacitação, Prospera MS faz produtores ampliarem mix de mercadorias

Homem é preso após ameaçar a própria esposa de morte

CNU 2025: prazo para convocado confirmar interesse em vaga começa hoje
Mais Lidas

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

Polícia cumpre mandado em Dourados e investiga suspeita de golpe em clínica oftalmológica

Armas foram entregues para trabalhos da polícia penal na PED - Crédito: Divulgação