Menu
Busca terça, 29 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
FISCALIZAÇÃO

Agepan analisa demanda por melhoria na distribuição de energia elétrica em Bonito

27 dezembro 2019 - 15h50Por Da Redação

A Câmara Técnica de Energia da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) está realizando uma Análise de Demanda sobre necessidades de melhoria no serviço de distribuição de energia elétrica em Bonito. Foram desencadeadas ações envolvendo a concessionária, empresários do setor turístico e a Agência Reguladora, que deverão ajudar a encaminhar solução para queixas a respeito de constantes quedas no fornecimento.

Na última semana, equipe da área técnica de fiscalização da Agepan participou de reunião com representantes de entidades do trade turístico e a concessionária Energisa MS para discutir necessidades de melhoria no serviço de distribuição. O encontro ocorreu por iniciativa do Comtur e Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, a partir de solicitação da Associação dos Hotéis (ABH), Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação das Agências de Turismo (Abaetur), Associação dos Atrativos Turísticos (Atratur) e Associação Comercial e Empresarial de Bonito (ACEB).

Uma demanda do Comtur, em nome das instituições, a respeito de constantes quedas e oscilações de energia, foi registrada no Sistema de Ouvidoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em paralelo, a Agepan, órgão delegada da Aneel em Mato Grosso do Sul, integrou uma ampla reunião no município, com a participação das entidades, para ouvir esclarecimentos da concessionária e tratar de encaminhamentos a serem feitos para a solução definitiva do problema.

Integrantes do trade promoveram reunião no último dia 18 com representantes da área técnica da concessionária, em que a Agepan esteve presente, a convite do setor. Em considerações preliminares após receber as primeiras e informações dos consumidores e da prestadora do serviço, a equipe técnica definiu as próximas ações.

Uma delas é diminuir a assimetria de informação usando as associações de empresários para explicar melhor o regulamento estabelecido no Prodist – Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional para qualidade do produto e Resolução de Tarifas (preço dos serviços).

A Agência solicitou dados a respeito de reclamação de tensão, pedidos de medição e resultados, e também informação gráfica da tensão de fornecimento da subestação para diagnosticar melhor o problema. A intenção é também promover reunião técnica com a distribuidora para, de imediato, mapear os pontos críticos onde há transgressão de tensão e solicitar medição gráfica nos consumidores nos quais foram verificadas subtensões ou sobretensões em medições instantâneas.

Um Relatório de Análise a ser elaborado posteriormente deverá apontar um diagnóstico mais preciso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Mulher com mandado de prisão em aberto é executada com oito tiros
ORDEM DO DIA
Aprovada exigência de álcool em gel em estabelecimentos de MS
CAMPO GRANDE
Oficina que deixou carro ao relento é condenada por danos materiais
ROTA BIOCEÂNICA
Escolhida empresa que fará projeto do acesso à ponte do rio Paraguai
BOA AÇÃO
Sorteio de rifa para ajudar jovem com tumor ósseo no crânio a passar por cirurgia é amanhã; ainda há números
ALERTA
Incêndio de grandes proporções atinge Parque de Ibitipoca, em Minas
REGIÃO
Familia era mantida em cárcere privado em residência no interior de chácara
DOURADOS
Comissão de Saúde da Câmara participa de audiência para prestação de contas
CARACOL
Fazendeiro leva multa por desmatamento e exploração ilegal de madeira
PANDEMIA
Com mais uma vítima fatal, Dourados se aproxima do centésimo óbito por Covid

Mais Lidas

POLÍCIA
Comerciante morre em acidente na MS-276
REGIÃO
Homem que disse ter encontrado mulher morta volta atrás e confessa feminicídio
LAGUNA CARAPÃ
Homem sente falta de esposa, vai procurar e a encontra morta em poço
DOURADOS
Festa com mais de cem pessoas é encerrada no Novo Horizonte