Na última sexta feira, dia 23 de julho, a equipe técnica do Laboratório de Modelagem em Saneamento e Geotecnologias, vinculado ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados, realizou atividades de campo referentes ao georreferenciamento de pontos e instalação de marcos de concreto na região da Usina Velha em Dourados.
As atividades de apoio foram realizadas em atendimento à solicitação de apoio do órgão ambiental do município de Dourados, o IMAM, decorrentes da necessidade de levantamento planialtimétrico na área da Usina Velha, que servirão de base para a nortear os projetos de recuperação/conservação da área, que faz parte do patrimônio histórico municipal.
Fizeram parte do levantamento de campo, por parte da UEMS, os professores. Vinícius Ribeiro e Nelison Corrêa, e as discentes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária Pedrita Souza e Jéssica Valdovino. Do IMAM, participaram os servidores Cristiano Rodrigues, Wanilton Finamore, Márcio Camilo e Daniel Nery.
“Atividades de apoio à comunidade externa, como esta que realizamos hoje, são de fundamental importância por diversos aspectos. Deste modo é possível levar a expertise da UEMS mais próxima às demandas da sociedade, além de propiciar aos acadêmicos do curso um vislumbre de atividades práticas relacionas à sua futura atuação profissional”, destacou o professor Vinícius.
“Essas atividades de campo são essenciais para enriquecer nossa formação complementar, e nos ajudam a vivenciar um pouco do que nos espera no mercado profissional. É muito legal e construtivo!”, ressaltaram as acadêmicas.
Para o Diretor Presidente do IMAM, Wolmer Sitadini, “a parceria do IMAM com a UEMS mostra o fortalecimento do apoio entre as instituições que tem como uma das principais finalidades garantir a qualidade ambiental, social e econômica da população douradense. Este é apenas o começo de uma grande parceria firmada entre nós que gozará grandes êxitos a curto, médio e longo prazo”, relatou.
Sobre a Usina Velha
A Usina Filinto Muller, também conhecida como “usina velha”, foi construída em 1949 com o objetivo de produzir energia elétrica para o município, além de oferecer serviços de serraria, carpintaria e oficina mecânica. No ano de 2015 o local foi tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade, tornando-se ponto turístico. Atualmente a usina encontra-se fechada para visitação pública e passará por projetos de revitalização para sua reabertura.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Marçal Filho recebe título de cidadão Maracajuense
Refic para quitação de débitos dos municípios é aprovado em 1ª

Contrabando avaliado em quase R$ 50 mil é apreendido em veículo abandonado

Senado aprova MP que facilita empréstimos para produtores rurais
TCU aprova contas do governo federal de 2021 com ressalvas

Autor de furto majorado e dois receptadores são detidos em investigação

Publicado resultado do sorteio para cursos de qualificação profissional do IFMS
Foragido da justiça é preso com maconha durante abordagem policial

UFGD está com inscrições abertas para aulas gratuitas de natação e de hidroginástica

Senado pode votar hoje pacote de medidas sobre preço dos combustíveis
Mais Lidas

Jovem morre com tiro na cabeça e outro fica ferido no Terra Roxa

Morre em hospital homem acusado de torturar e assassinar ex em MS

'Cansado' de traficar, jovem se apresenta em delegacia e entrega 'crack'
