quinta, 28 de março de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Acadêmicos fazem campanha sobre o exame preventivo feminino

01 setembro 2014 - 17h35

Mulheres com idade entre 28 e 58 anos do Jardim Santo André estão recebendo orientações e realizando o exame preventivo de colo uterino durante campanha realizada por acadêmicas do 8º semestre de Enfermagem da Unigran. Mais conhecido como Papanicolau, o exame detecta diversas doenças como, por exemplo, o câncer do colo do útero.

Primeiro, o grupo de estudantes fizeram visitas nas casas, juntamente com as agentes de saúde do PS, convidando as mulheres para participar das orientações e fazer o exame. No Posto de Saúde, os acadêmicos fizeram as orientações sobre a coleta do preventivo, tiraram dúvidas, foi feita uma ficha para coletar dados sobre a vida pessoal das pacientes e as mulheres foram encaminhadas para coleta.
Conforme o professor de estágio supervisionado de Administração em Saúde Pública, Marcelo Aparecido de Oliveira, estão sendo atendidas em média 60 mulheres. “As acadêmicas fazem a coleta junto com duas enfermeiras do Posto e com a professora da Unigran e enfermeira Bruna Carolina Chanfrin. Queremos trabalhar a conscientização para prevenção de uma possível complicação sobre o colo do útero”, esclarece.

“Precisamos destacar a importância desse exame e também a complicação de um possível câncer, já que o público feminino é um grupo que tem um dos maiores números de complicações voltadas ao câncer”, afirma o professor. O Ministério da Saúde recomenda fazer o exame mulheres entre 25 a 60 anos, “porém hoje em dia, as relações sexuais iniciam-se mais cedo, então se recomenda realizar o exame quando tem uma vida sexual ativa. O exame é rápido e indolor”.

A dona de casa Marilei Nardoni, 56 anos, recebeu a visita das alunas e foi fazer o exame no Posto de Saúde. “Eu vim fazer a coleta porque é importante para prevenir as doenças, ainda mais na idade que a gente está. Foi maravilhoso, pois fui rapidamente atendida, todos muito educados e atenciosos”, menciona.

Para a acadêmica de Enfermagem Mariana Mendes Gelamo, organizar a campanha é uma oportunidade única. “Será uma experiência que vou levar para sempre comigo. Vai contribuir muito na minha formação profissional. E essa é uma orientação para as mulheres estarem se cuidando melhor, isso é um importante princípio da Saúde da Mulher”, ressalta.

Depois de feita a coleta, as pacientes aguardam o resultado do exame e buscam na unidade para saber se houve alguma alteração. Vale ressaltar que toda mulher deve sempre procurar um médico ginecologista ou o Posto de Saúde mais próximo para coleta de preventivo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo