Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
PANDEMIA

Acadêmicos criam Orienta Covid Dourados para tirar dúvidas da população

14 agosto 2020 - 12h16Por Da Redação

Acadêmicos do curso de Medicina da UFGD e do curso de Enfermagem da Uems estão coordenando o projeto Orienta Covid Dourados, um call-center onde é disponibilizado o número 0800-494-1533 para a população ligar e tirar dúvidas sobre a doença e ser direcionada para a Unidade de Saúde correta, dependendo dos sintomas. A ligação é gratuita e o número é nacional. 

A ligação é recebida durante plantões de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 17h às 20h. Participam da ação um total de 40 voluntários, distribuídos em 28 estudantes de Medicina e 12 de Enfermagem, sendo três por turno de plantão nos atendimentos. Além dos 20 profissionais da saúde, sendo 10 enfermeiros e 10 médicos (oito são professores do HU-UFGD com atuação na Atenção Primária de Saúde). 

O projeto foi aprovado pelo Edital COE n.º 15 e a iniciativa partiu dos próprios acadêmicos membros do Centro Acadêmico de Medicina. O convite foi estendido aos acadêmicos de Enfermagem da Uems e, depois, houve o apoio ao projeto da docente Ranata Praça Longui, que atua conjuntamente na coordenação para implementação da proposta. 

"O projeto foi idealizado pelos acadêmicos de Medicina e Enfermagem da Unicamp que no início da pandemia enxergaram a demanda que surgiria sobre orientação acerca de uma doença pouco conhecida. Eles perceberam que a demanda de atendimentos aumentou e pensaram na possibilidade de convidar outras universidades para implementar o projeto nas suas respectivas cidades. Daí eles se dispuseram a entrar em contato com acadêmicos conhecidos nas diversas regiões do país", explicou Ágatha Oliveira Felice, de Uberlândia (MG), e estudante do 3º ano de Medicina na UFGD.

A ferramenta Voip foi contratada da Brasil Connecting até março de 2021. Ágatha conta que as ligações recebidas foram sobre sinais e sintomas da covid-19. "Mas acreditamos que em breve também receberemos questionamentos acerca dos tipos de testes, locais em Dourados que estão testando e qual público está sendo testado. Enquanto houver necessidade de instrução e orientação populacional de forma remota, visando a proteção de todos, pretendemos permanecer com os atendimentos disponíveis. O trabalho é indispensável para corroborar com as medidas de isolamento social, higiene de objetos e pessoal com água e sabão/ou álcool gel entre outras". 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MATO GROSSO DO SUL
Com apoio do governo federal, MS tenta controlar focos de calor no Pantanal
NOVA ANDRADINA
Condutor com mais de 180 kg de maconha tenta fugir mas é capturado pela PRF
ECONOMIA
Estudo da FGV aponta que pandemia provocou queda de renda de 20,1%
REGIÃO
Carro com placas de São Paulo é flagrado com mais de 300 quilos de maconha em MS
COVID-19
Saúde atualiza números da pandemia do coronavírus e Brasil tem 363 novos óbitos
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 200 kg de maconha dividida em fardos em Bataguassu
POLÍTICA
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decide que Cristiane Brasil continuará presa
ÁGUA CLARA
Após perseguição, traficante abandona acompanhante e carro com 64 kg de maconha
R$ 381 MIL
Idosa leva multa por incêndio em área de 95 hectares de vegetação nativa
BRASIL
Marco Aurélio, do STF, recebe alta após passar por cirurgia no joelho

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Homem de 56 anos cai de trator e morre atropelado em fazenda
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita