Menu
Busca sábado, 25 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Acadêmica da UFGD recebe prêmio de melhor monografia de MS na área de Ciências Econômicas

15 agosto 2014 - 18h45

A acadêmica do curso de Ciências Econômicas da UFGD, Larissa Viscardi Mendonça, recebeu esta semana em São Paulo, o prêmio de melhor monografia de Mato Grosso do Sul, concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil. Larissa venceu o prêmio com o trabalho intitulado 'Análise do comportamento da demanda por importações brasileiras de 2000 até 2012', sob orientação do professor doutor Alexandre Bandeira Monteiro e Silva, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia – FACE/UFGD. Na mesma ocasião, também ocorreu o prêmio Economista do Ano.

A Monografia

O trabalho teve por objetivo analisar as influências das mudanças na taxa de câmbio e PIB sobre as importações brasileiras baseado no movimento das variáveis ao longo do tempo no período compreendido de 2000 a 2012, com frequência de dados trimestral.

As principais fontes de dados foram o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com método de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e utilização da correlação, análise descritiva, teste de raiz unitária e teste de Phillips-Perron, análise de autocorrelação e regressão entre as séries.

Os resultados indicaram que as variáveis são inelásticas e estatisticamente significantes sendo que a taxa de câmbio teve uma leve maior influência que o PIB sobre as importações brasileiras no período estudado, contrariando estudos anteriores que demonstravam que o PIB era o maior influenciador das importações, seguido pela taxa de câmbio.

Ao observar o comportamento das variáveis em dois períodos separados, o primeiro de 2000 a 2003, e o segundo de 2004 a 2012, observa-se que no primeiro período, em função de 2001 e da conjuntura econômica internacional, as importações brasileiras sofreram queda e não foram tão influenciadas pelo PIB e câmbio, mas sim por outras variáveis que não estão incluídas no modelo, tais como expectativa com relação ao mundo e incertezas em relação aos Estados Unidos.

Já no segundo período, houve uma ascensão das importações e ocorreu grande oscilação no câmbio devido à crise imobiliária americana de 2008 e pequena oscilação do PIB brasileiro, resultando numa maior influência da taxa de câmbio na variável explicada.

Como conclusão nota-se que os coeficientes PIB e taxa de câmbio, atrelados a outras variáveis, que não foram incluídas neste modelo, são muito importantes para as importações e para o cenário econômico atual, tendo em vista, sobretudo, os impactos dos produtos importados sobre os custos de produção e controle da inflação de um país. Daí a importância de acompanhar a evolução dessas variáveis para se estimar o funcionamento da economia e seu setor externo. ?

Deixe seu Comentário

Leia Também

Duas mulheres morrem por Covid-19 em Dourados
PANDEMIA
Duas mulheres morrem por Covid-19 em Dourados
Secretário de Estado de Saúde recebe dose de reforço contra Covid-19
VACINA
Secretário de Estado de Saúde recebe dose de reforço contra Covid-19
NA RÚSSIA
Bia Ferreira atropela rival e garante ouro no Mundial Militar de Boxe
Em nove meses, multas do CCZ superam R$ 1,3 milhão
DOURADOS
Em nove meses, multas do CCZ superam R$ 1,3 milhão
União deve fornecer medicamento de alto custo à criança portadora de Amiotrofia Espinhal Progressiva
União deve fornecer medicamento de alto custo à criança portadora de Amiotrofia Espinhal Progressiva
TRT-MS
Juiz Tomás Bawden toma posse como desembargador do Trabalho na segunda-feira 
FLAGRANTE
Médico denunciado por cobrar cirurgia no SUS tem HC negado no STF
ESTADO
Comitê de Saúde discute uso do pregão eletrônico para compra de medicamentos pelo SUS
JUSTIÇA DO TRABALHO
MS tem mais de 350 audiências em três dias de conciliação e execução trabalhista
ECONOMIA
Microempreendedores têm menos de uma semana para regularizar dívidas

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é encontrado morto em casa por funcionária na Vila São Brás
RACISMO
Em SP, DJ Alok recorda exclusão de integrantes do 'Brô MCs' durante show em Dourados 
TRAGÉDIA 
Motociclista morre na BR-163 em Dourados após bater em uma capivara 
DOURADOS
Júri condena jovem que matou amiga com tiro na nuca e alegou 'acidente'