Menu
Busca sexta, 15 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
ARTIGO

A psicopedagogia como auxílio e ajuda às nossas crianças em tempos de pandemia

13 janeiro 2021 - 10h14Por Denise Caramori 

A Psicopedagogia é uma área que vem crescendo no Brasil, tem se mostrado de grande importância e trazendo diversos benefícios às crianças nas áreas de atuação como educação, saúde, ação social, clínica e na Equoterapia. Tendo como objeto de estudo a aprendizagem humana, busca compreender e entender porque e como ocorrem as dificuldades durante a trajetória de aprendizagem de uma criança.

O trabalho consiste em atuar de forma preventiva e terapêutica buscando sempre a compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento do aprendente. Para atuar frente às dificuldades de aprendizagem a Psicopedagoga utiliza ferramentas e estratégias que auxiliam a criança na apropriação do conhecimento.

O trabalho inicia-se à partir de um Diagnóstico, no qual é feito um levantamento sobre o histórico familiar, evolução do desempenho escolar, e, em seguida a aplicação de alguns testes específicos psicopedagógicos, que servem como recurso para observar as causas da dificuldade de aprendizagem.

Detectando os entraves que impedem que a aprendizagem ocorra, quais os sinais e sintomas apresentados pela criança, investigamos o que esta por trás destes sintomas, indo além, com olhar direcionado a tudo aquilo que faz parte da vida da criança, atento a sua história de vida e a tudo que a cerca, como família, escola, ambiente social em que esta inserida, seus amigos e sua rotina familiar e escolar, tudo isso tão afetado com a Pandemia, já parou para se colocar no lugar do seu filho(a)?  

Ao perceber determinados sintomas ligados a transtornos, disfunções, distúrbios, seja de cunho emocional, neurológico, entre outros, a Psicopedagoga cria estratégias para que a criança consiga ultrapassar barreiras, adquirindo e desenvolvendo a autoconfiança e a autonomia para aprender, ajudando a criança a lidar com as suas dificuldades, para que ela as supere,  mostrando que é possível sim chegar ao conhecimento por meio de recursos e estratégias traçadas individualmente, pois cada ser humano é único e tem a sua própria maneira de aprender, e isso tem de ser respeitado.

Vale lembrar que a Psicopedagogia é um processo de investigação que parte de um Diagnóstico para um processo de intervenção, no qual se utiliza técnicas, estratégias e demais recursos de acordo com as dificuldades específicas de cada criança. Cada ser humano tem a sua modalidade de aprendizagem, que nada mais é do que a maneira como ele constrói o seu conhecimento.

Neste ano de 2021, as crianças, todas elas, que estiveram ausentes do convívio social na escola e tantos outros benefícios delas retirados em 2020, terão de recomeçar, portanto é interessante observar os ganhos e as dificuldades do passado para integrá-las novamente a uma rotina escolar, olhando com respeito para elas, e admitindo com humildade que não sabemos ainda o que elas enfrentarão neste novo ano, cheio de desafios. Que possamos então, ajudá-las a encarar o ano novo, com confiança e segurança, construindo caminhos para consolidar suas personalidades e seu aprendizado.

*Psicopedagoga/Terapeuta - Equoterapeuta/Equitadora - denicaramori@hotmail.com
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Caçadores são presos com armas, 138 munições e 300 quilos de carne
BONITO
Caçadores são presos com armas, 138 munições e 300 quilos de carne
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil ultrapassa 208 mil mortes por Covid, com 1.131 nas últimas 24 horas
CHAPADÃO DO SUL
Grávida é espancada pelo marido após ser flagrado com duas mulheres
COVID-19
Municípios de MS já estão cadastrados nos sistemas de vacinação
Polícia desenterra quase duas toneladas de drogas em fazenda
RIO VERDE
Polícia desenterra quase duas toneladas de drogas em fazenda
PREVIDÊNCIA
Prazo para recorrer de auxílio-doença negado termina neste sábado
CAPITAL
Homem não atende ao celular, é acusado de traição e apanha da esposa
PANDEMIA
Comitê altera decreto de combate a Covid em Rio Brilhante
DOURADOS
Portaria autoriza retomada das atividades presenciais na Câmara
UTI
Dourados atinge 100% de ocupação nos leitos SUS para Covid

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura corta mais de 400 cargos comissionados de uma só vez
CLIMA
Chuva alaga ruas no centro de Dourados após calor acima de 38°C
PEDRO JUAN
Policial é executado com tiros de fuzil na fronteira
BR-163
Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão