As chuvas que devem atingir o país neste domingo irão se concentrar nas regiões Norte e Centro-Oeste, além da porção norte da região Sudeste e do sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), essas pancadas de chuva ocorrerão por diferentes motivos.
Na área que compreende grande parte de Mato Grosso, Goiás e várias partes da região Norte, as chuvas ocorrem, sobretudo, por conta do calor e da umidade. No leste do Mato Grosso do Sul e no sudeste de Goiás, estas pancadas deverão ocorrer somente a partir do período da tarde. Pancadas de chuva à tarde também deverão atingir o centro-sul e sudeste de Minas Gerais, chegando até a Serra da Mantiqueira em São Paulo.
Já na faixa norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, elas ocorrem não só por conta do calor e umidade, mas também devido à presença de áreas de baixa pressão, principalmente em altos níveis da atmosfera.
O tempo deverá mudar no centro-sul do Rio Grande do Sul, onde haverá pancadas de chuva por conta do deslocamento de uma frente fria pelo oceano. No Nordeste, as pancadas de chuva ficarão concentradas no sul e oeste da Bahia, além do Maranhão e do Piauí de forma mais isolada.
Espera-se predomínio de sol no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em grande parte do Paraná, assim como em áreas do sul e leste de São Paulo, atingindo o sul e a capital do Rio de Janeiro.