Um deficiente visual - com apenas 20% da visão no olho esquerdo - transportava um quilo de maconha na rua João de Almeida Melces, Jardim Zulmira em Sorocaba/SP, e foi preso em flagrante de tráfico. Jair Paixão, 51 anos e que tem uma extensa ficha na polícia, afirmou que a droga era para uso próprio, com fins terapêuticos. O consumo da maconha aliviaria a pressão no globo ocular, disse Jair a policiais civis da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que o prenderam.
Os policiais faziam diligências tendo em vista a investigação de alguns casos de estupro, às 19h15 de segunda-feira (14). Jair caminhava segurando uma sacola plástica e acompanhado de uma mulher que lhe dava o braço. Os policiais pararam o casal para averiguação e acharam o tijolo de maconha na sacola. O acusado de tráfico disse que a mulher nada sabia sobre a droga e a isentou de culpa, assumindo a responsabilidade.
Jair foi apresentado com o tijolo de maconha na delegacia do plantão policial norte e autuado em flagrante. A explicação dada por ele sobre a posse da droga não se tornou válida para a polícia. Ele disse à polícia que é dono de uma pequena empresa de transporte de malotes que emprega motoboys, no Jardim Simus.