quarta, 22 de janeiro de 2025
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

CCJ da Câmara do DF aprova impeachment de Arruda

18 fevereiro 2010 - 13h28

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa do Distrito Federal aceitou nesta quinta-feira (18), por unanimidade, os quatro pedidos de impeachment contra o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), que está preso desde a semana passada na Superintendência da Polícia Federal. O relator Batista das Cooperativas (PRP) já havia dado parecer favorável. São cinco os membros da comissão: Cristiano Araújo (PTB), presidente interino; Paulo Roriz (DEM), ex-secretário de Arruda; Chico Leite (PT), Batista das Cooperativas (PRP) e Bispo Renato (PR).


Na leitura do parecer, Batista disse que Arruda “fazia boa gestão, comprovado em pesquisas.” “[Mas] A conduta [de Arruda] feriu a ética e os princípios da administração pública”, disse. “Nota-se que parte da população teme que com a saída do governador possa haver certo desgoverno e que as obras, que são mais de 2 mil, possam ser paralisadas. Não obstante, se o governador for impedido, há uma linha sucessória”, afirmou.”



Os pedidos seguem, agora, para avaliação de uma comissão especial, criada especialmente para análise do impeachment contra o governador afastado. Após a análise pela comissão, o processo vai à votação no plenário, que toma a decisão final sobre a admissibilidade dos pedidos.



Com a aprovação pela CCJ, os deputados têm 48 horas para formar a comissão especial. Essa comissão tem 10 dias para fazer um parecer sobre a admissbilidade ou não dos pedidos de impeachment. O parecer é enviado ao plenário, que aceita ou não os pedidos. Se aprovados, o governador afastado tem 20 dias para se defender.



A defesa volta para a comissão especial, que julga o mérito. No caso de ela aceitar o pedido, o impeachment volta ao plenário e deve ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos votos. Se acatado, Arruda é afastado por 120 dias do cargo. Após isso, uma comissão formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores faz o julgamento final.





A aprovação mostra uma mudança de disposição dos deputados distritais, após o pedido de intervenção feito pelo Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. Os pedidos de impeachment foram impetrados no final do ano passado e, após discussões sobre qual seria o trâmite dos pedidos –apesar de uma jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema- e várias trocas de membros na comissão, a CCJ aprovou os pedidos.

Impeachment do interino

No fim da manhã desta quinta, o PCdoB entrou com um novo pedido de impeachment do governador em exercício, Paulo Octávio (DEM). Com ele, já são cinco pedidos.

O escândalo do mensalão do DEM de Brasília foi revelado em novembro de 2009, após a deflagração da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Vídeos feitos pelo ex-secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa, mostram Arruda e outros deputados distritais pegando dinheiro de um suposto esquema de propina no governo local. O governador em exercício do DF, Paulo Octávio (DEM), é citado como um dos beneficiados do esquema, mas ele nega irregularidades.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acidente entre ônibus e caminhão na BR-262 deixa cinco feridos
REGIÃO

Acidente entre ônibus e caminhão na BR-262 deixa cinco feridos

Polícia investiga desaparecimento de comerciante; carro foi encontrado incendiado
NOVA ANDRADINA

Polícia investiga desaparecimento de comerciante; carro foi encontrado incendiado

ANÁLISE

Descumprir medida protetiva para criança ou adolescente pode ter pena aumentada

Homem é preso por tráfico de drogas e receptação
CAARAPÓ

Homem é preso por tráfico de drogas e receptação

Riedel vai à Suíça e palestra sobre matriz energética de MS a empresários
FÓRUM

Riedel vai à Suíça e palestra sobre matriz energética de MS a empresários

CAPITAL

Entreposto de drogas é fechado e maconha apreendida soma mais de R$ 3 milhões

POLÍCIA

Embriagado, homem tenta carregar espingarda e ameaça esposa

TRÁFICO

Trio preso com mais de 200 quilos de cocaína em Dourados passa por audiência nesta quarta

FUTEBOL

Santos e Palmeiras se enfrentam hoje em clássico paulista; Corinthians também joga

GUIA LOPES DA LAGUNA

Com ajuda de farejadores, polícia encontra mais de 200 kg de cocaína em caminhão

Mais Lidas

VIOLÊNCIA

Técnica de enfermagem fratura costela ao ser agredida por paciente na UPA de Dourados

MAIS UMA VÍTIMA

Morador de Dourados tem prejuízo de quase R$ 15 mil após cair em golpe por mensagens

BR-163

Radar flagra veículo trafegando a 200km/h em rodovia de MS

LUTO NA MÚSICA

Morre aos 33 anos Rodolfo Fávero, 'a voz bruta do sertanejo'