Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Carnaval popular ainda é uma incógnita

26 janeiro 2010 - 16h00

Enquanto cidades do porte de Ivinhema, Itaporã, Fátima do Sul, Aquidauana entre outras de Mato Grosso do Sul estarão promovendo seus carnavais populares de rua e em Pedro Juan Caballero através do secretário de cultura de Pedro Juan Caballero, Sasha Cardona junto com o intendente (prefeito) José Carlos Acevedo, se reuniram para tratar do próximo desfile dos blocos carnavalesco naquela cidade, em Dourados, a segunda maior cidade do estado tal evento ainda é uma incógnita para acontecer, já que a Grande FM 92,1, uma das maiores incentivadoras da festa, ainda não se pronunciou, bem como a atual administração municipal na pessoa do prefeito Ari Artuzi.
Vale ressaltar que ao assumir o comando da prefeitura no ano passado, Ari Artuzi havia se comprometido a realizar o carnaval popular que sempre foi realizado na praça Antônio João e era comandado pelos comunitários da FM 92,1 e animado pela banda Contramão, no entanto, a Funced (Fundação de Cultura e de Desportes) na época ainda sob o comando do radialista e jornalista Antônio Néres, alegando dificuldades financeiras, não cumpriu com a promessa e foliões tiveram que se deslocar para cidades vizinhas para participar dos carnavais de ruas.
Pelo menos até a manhã de hoje não havia nenhuma informação se a prefeitura de Dourados através da Funced iria ou não promover o 1º Carnaval Popular da atual administração. Quando das outras administrações municipais, a 92,1 comandava cinco noites e duas matinês de folia popular, com grande participação dos foliões e da classe política, inclusive Ari Artuzi, que na época era deputado estadual entre outros, sempre aproveitou a presença dos foliões para fazer sua projeção pessoal no campo político.
NO PARAGUAI PREMIAÇÕES E CONVIDADOS
Se por Dourados ainda existe uma incógnita quanto se a festa popular será ou não realizada, as autoridades políticas de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã anunciou que deverá acontecer entre os dias 13 e 14 de fevereiro, os blocos carnavalescos de 2010 e que eles estarão concorrendo a importantes premiações em dinheiro.
De acordo com informações, esta prevista ao primeiro lugar um troféu e 20 milhões de guaranis, segundo premio um troféu e cinco milhões de guaranis e ao terceiro colocado um troféu, isto aos grupos carnavalescos que tenham 200 integrantes.
Aos blocos como premiação ao primeiro será entregue um troféu e cinco milhões de guaranis, ao segundo colocado um troféu e dois milhões de guaranis, ao terceiro colocado terá como premio um troféu, nesta categoria devera contar com 40 a 100 integrantes.
Neste ano estará também à categoria individual, a categoria luxo concorrera a um troféu e dois milhões de guaranis, já a categoria originalidade concorre a um troféu e um milhão e 500 mil guaranis.
Além das novidades deste ano poderão participar equipes de outras cidades, como de Ponta Porã que já recebeu o convite, segundo o secretario de cultura.
O objetivo do desfile carnavalesco de Pedro Juan Caballero segundo consta tem por finalidade fomentar o desenvolvimento social, cultural e econômico das cidades de fronteiras, explorando a criatividade popular, destacou o secretario.
As inscrições já podem ser feitas na secretaria de cultura de Pedro Juan Caballero e segundo Sasha Cardona sem nenhum custo aos participantes.
O prefeito José Carlos Acevedo comentou a importância do evento no calendário da cidade e o sucesso do desfile carnavalesco do ano passado, quando muita gente foi pra avenida onde se reuniu com familiares e amigos para se divertir e assistir a criatividade do povo da nossa fronteira. “Para este ano queremos contar com mais participantes e para isso já estamos acertando os detalhes finais com o secretario de cultura inclusive convidando carnavalescos das cidades vizinhas”, finalizou José Carlos Acevedo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DURANTE A PANDEMIA
Saiba quais foram as maiores lives musicais realizadas na internet
SOLIDARIEDADE
Ação de ONG leva roupas e itens de higiene para famílias de Campo Grande
BRASIL
Parques e igrejas de maior porte reabrem no DF na quarta-feira
CORRIDA ESPACIAL
SpaceX e Nasa lançam foguete com astronautas nos EUA
BRASIL
Cidade de São Paulo prorroga quarentena até 15 de junho
"RAÍZES"
Documentário sobre sacis filmado em MS tem estreia online em junho
EM MIRANDA
Mulher é estuprada após ser levada para quintal de residência
REDES SOCIAIS
Bolsonaro tira fotos sem máscara após ir a lanchonete em Goiás
NA CAPITAL
Criança fica ferida ao ser atropelada por moto em avenida de Campo Grande
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
EUA anunciam mais US$ 6 mi para ajudar Brasil no combate à pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown