Menu
Busca quinta, 21 de outubro de 2021
(67) 99257-3397

Candidatos a soldado PM fazem exame psicotécnico amanhã

12 abril 2008 - 12h34

Os candidatos aprovados na prova escrita do concurso público para ingresso no curso e formação de soldado da Polícia Militar realizam amanhã, dia 13 de abril, na escola Mace, em Campo Grande, o exame de aptidão mental. O edital de convocação da Secretaria estadual de Administração (SAD) foi publicado dia 3, no Diário Oficial.

De acordo com a publicação, o exame de aptidão mental ou psicotécnico tem como objetivo selecionar candidatos que possuam as características de aptidão e personalidade necessárias ao desempenho adequado do cargo, mensurando de forma objetiva e padronizada, identificando e quantificando escores, características e habilidades psicológicas do candidato por meio da utilização de instrumentos e técnicas científicas que favoreçam um prognóstico a respeito do desempenho, adaptação e adequação ao cargo.

Os candidatos devem possuir, conforme o edital, os seguintes requisitos: controle emocional, ansiedade, impulsividade, autoconfiança, resistência à frustração, potencial de desenvolvimento cognitivo, memória, controle e canalização produtiva da agressividade, disposição para o trabalho, resistência à fadiga psicofísica, iniciativa, potencial de liderança, capacidade de cooperar e trabalhar em grupo, relacionamento interpessoal, flexibilidade de conduta, criatividade, percepção de detalhes, atenção concentrada e fluência verbal.

Ainda segundo a publicação, no exame serão utilizados testes psicológicos como medidas psicométricas para avaliar habilidades específicas e inteligência geral, bem como características de estrutura de personalidade, que são indicadores que permitem ao psicólogo avaliar objetivamente, em termos de probabilidade, o potencial latente apresentado pelo candidato, naquele momento da avaliação, sua capacidade para solução de problemas, além de verificar se ele demonstra traços de personalidade, condições de equilíbrio e ajuste psicossocial adequados ao desempenho das atividades desenvolvidas no cargo de Soldado Policial Militar.

O exame psicotécnico será feito por meio de aplicação coletiva da bateria de testes psicológicos, por um ou mais psicólogos, e os instrumentos utilizados para avaliar o perfil psicológico do candidato para verificar sua capacidade de adaptação e seu potencial de desempenho positivo serão definidos segundo os critérios objetivos e os parâmetros estabelecidos pela definição do perfil psicológico, por meio das características especificadas, que terão os seguintes níveis:

a) elevado: muito acima dos níveis medianos;

b) bom: acima dos níveis medianos;

c) adequado: dentro dos níveis medianos;

d) diminuído: abaixo dos níveis medianos;

e) ausente: não apresenta as características elencadas.

Todos os candidatos farão o exame psicotécnico amanhã, na escola Mace, localizada na travessa Iria Loureiro Viana, 47, no Centro de Campo Grande. O candidato deverá comparecer com 30 minutos de antecedência do horário marcado para o início do exame, portando a carteira de identidade, caneta esferográfica azul e comprovante original e definitivo do depósito bancário, que ficará retido.

De acordo com o edital, o resultado do exame psicotécnico será expresso pelos conceitos apto e inapto. A inaptidão não pressupõe a existência de transtornos mentais. Indica, tão-somente, que o avaliado não atende aos parâmetros exigidos para o exercício do cargo de soldado PM.

Não haverá segunda chamada independente do motivo alegado pelo candidato, nem realização de exame fora da data, local e horário estabelecidos no edital.

Veja aqui, da página 7 até a 32, a relação de candidatos com local, data e horário do exame de aptidão mental, além do edital na íntegra.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INVESTIMENTO
Dourados recebe quase R$ 4 milhões em obras voltadas para o esporte
DETRAN
MS vai ter CNH Social para beneficiar cinco mil pessoas por ano
IMUNIZAÇÂO
Dourados segue com imunização contra Covid-19 nesta quinta-feira
MS
Preso na Bolívia, "gerente" do bando que roubou aviões é extraditado
TEMPO
Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
OPERAÇÃO OURO BRANCO
Decretada preventiva de policiais que abasteciam presídio com drogas
BRASIL
Bolsonaro sanciona lei que proíbe eutanásia de cães e gatos de rua
CRIME AMBIENTAL
Homem sofre acidente, perde memória e tenta descobrir a causa
POLÍTICA
Senado aprova projeto que proíbe divulgação de infrações de trânsito
Pai perde guarda de filha após estuprá-la e obrigar assistir pornografia

Mais Lidas

CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
JARDIM MÁRCIA
Bandidos fazem "limpa" em motel de Dourados e levam até carro
REGIÃO
Duas pessoas morrem carbonizadas após queda de helicóptero carregado com cocaína
DOURADOS
Entreposto que tinha até pé de maconha é fechado e trio preso pela polícia