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Candidato à prefeito se reúne com diretores de escolas no Simted

26 janeiro 2011 - 12h01

Atendendo pedido do candidato a prefeito de Dourados Murilo Zauith (DEM), o Sindicato Municipal
dos Trabalhadores em Educação – Simted reuniu em seu salão de evento, diretores da Rede Municipal de Ensino para uma conversa e aproveitou o momento para a entrega de algumas reivindicações da categoria.

São 23 propostas que visam melhorar a educação municipal na cidade. Entre elas estão a redução da jornada de trabalho do professor em sala de aula, tendo em vista o grande número de readaptações e de licenças de saúde devido a jornada desgastante desses profissionais.

O Simted lembrou que a Lei do Piso Salarial Nacional sancionada em 16/07/08, estabelece o máximo de 2/3 da jornada do professor em sala de aula.
Confira abaixo as outras 23 reivindicações da categoria:

1. Reduzir o número de alunos em sala de aula objetivando a qualidade do
ensino;
2. Aprovar as alterações do PCCR da educação municipal, as quais foram
discutidas com a administração ao longo do ano de 2010;
3. Instituir programas de prevenção à saúde do educador (psicólogo e
psicopedagogo nas escolas para atender professores e alunos), já que a
escola não tem apenas a função de ensinar. Ela assumiu papéis que a família
e a sociedade não estão executando;
4. Elaborar um programa de saúde vocal, mental, LER/DORT, síndrome de
Burnolt aos educadores;
5. Dotar as escolas de recursos didáticos-pedagógicos, bibliotecas com
acervo e bibliotecários, laboratórios de ciências biológicas e humanas com
programa de avaliação dos mesmos, elaborados com a participação dos
educadores das escolas;
6. Implementar o Centro de Ensino de Línguas para atender as
características locais e regionais (Inglês, Espanhol e Guarani);
7. Adequar todas as escolas para o atendimento aos ANEE e aos
profissionais com necessidades especiais, além de propor a pedagogia de
conscientização para a inclusão e, estruturar e ampliar a equipe
multidisciplinar da SEMED que desenvolve esse trabalho;
8. Promover, com freqüência, cursos de formação continuada através de
convênios com as universidades, preferencialmente, públicas;
9. Aprimorar a política de licença para a qualificação profissional,
para o desenvolvimento de pesquisa e extensão, em nível de pós-graduação
(mestrado e doutorado), sem prejuízo financeiro;
10. Reorganizar o quadro de pessoal das escolas adequando a tipologia
das mesmas, de forma que haja um quantitativo adequado de coordenadores
pedagógicos, funcionários e vice-diretor para atender qualitativamente os
educandos;
11. Capacitar a equipe de Recursos Humanos da SEMED e da SEMGEP,
vislumbrando um atendimento mais eficiente e mais humano;
12. Adequar o valor investido pela Prefeitura Municipal na merenda
escolar;
13. Avaliar constantemente o sistema de ensino com o objetivo de
elaborar políticas que possam melhorar a qualidade de ensino, assim como as
condições de trabalho dos servidores e não como policiamento à atividade
docente voltada para a criação de bons resultados;
14. Rediscutir, aprovar e implementar o Plano Municipal de Educação;
15. Reafirmar a Gestão Democrática tendo em vista alguns indicadores
imprescindíveis, tais como a *autonomia da escola, a representatividade
social e a formação da cidadania;*
16. Elaborar programas, em conjunto com a sociedade organizada, visando
combater a violência nas escolas e na sociedade;
17. Instituir a escola com período integral;
18. Aumentar a oferta de vagas para a Educação Infantil;
19. Adequar a estrutura física de todos os Ceim’s, para que haja
melhores condições de atendimento às crianças matriculadas nessas unidades
de ensino;
20. Incluir a capacitação sobre gênero na proposta pedagógica das
escolas municipais;
21. Aumentar o investimento a Caixa de Assistência a Saúde dos
Servidores municipais;
22. Recuperar os salários para que haja, efetivamente, a valorização
profissional;
23. Aumentar o percentual dos recursos a serem investidos na educação
municipal dos atuais 25% para, no mínimo, 30%.


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