quinta, 10 de setembro de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Canaviais crescem com avanço sobre pastos

22 abril 2008 - 06h37

Os canaviais no país avançam sim, mas não sobre o espaço usado para o plantio de outras lavouras. É o que se infere do cruzamento da evolução da área usada pela agropecuária no país. De 2001 a 2007, os plantios cresceram 24%, para 63,1 milhões de hectares, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os números incluem, além da cana-de-açúcar, culturas perenes como café, cacau e laranja.
Proporcionalmente, a cana cresceu bem mais, 54% --para 7,7 milhões de hectares. O aumento de 2,7 milhões de hectares equivale justamente ao que a pecuária perdeu nesta década. Segundo estimativa da Scot Consultoria, a partir de dados do IBGE, o cultivo de pastagens encolheu de 179,2 milhões para 176,5 milhões de hectares. De 2001 a 2007, a área com soja passou de 13,9 milhões para mais de 22 milhões de hectares. A de milho, de 12 milhões para 14 milhões de hectares.
"A cana tem avançado sobre a área de pastagem degradada", diz Fabiano Tito Rosa, analista da Scot Consultoria. "Para o Brasil, a discussão dos organismos multilaterais da ONU [FAO, FMI e Banco Mundial, sobre a hipótese de o plantio de biocombustíveis roubar espaço da produção de alimentos básicos] não se aplica", afirma.
A redução de área da pecuária vem sendo contornada pela intensificação da produção, diz Sérgio Torquato, pesquisador do Instituto de Economia Agrícola, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. De 2001 a 2007, enquanto a área de pastagens recuou 1,5%, o peso total de carcaças de bovinos abatidos aumentou 61,9%, para 7,012 milhões de toneladas, diz Guilherme Bellotti de Melo, pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP).
Para Fabiano Rosa, da Scot, o inconveniente do avanço da cana sobre as pastagens é o deslocamento dos rebanhos para o norte. Depois da exploração da madeira, as áreas desmatadas costumam ser ocupadas com o gado de corte.
Por ser uma atividade extensiva, que demanda espaço, o boi "procura" terra barata, em geral localizada nas regiões de fronteira agrícola, afirma José Vicente Ferraz, diretor técnico da consultoria AgraFNP.
Para evitar o desmatamento, Fabiano Rosa, da Scot, defende mais fiscalização e crédito para os pecuaristas adotarem mais tecnologia. Com isso, seria possível demandar menos pastagens para criação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adolescente morre em hospital após confronto no Jardim Colibri 
DOURADOS

Adolescente morre em hospital após confronto no Jardim Colibri 

PF deflagra operação sobre financiamento do filme 'Dark Horse'
BUSCAS

PF deflagra operação sobre financiamento do filme 'Dark Horse'

Polícia apreende mais de 10 quilos de cocaína em residência
DOURADOS

Polícia apreende mais de 10 quilos de cocaína em residência

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados
TEMPO

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados

Filhas morreram ao lado do pai meses após perderem mãe e avós
SEQUÊNCIA DE PERDAS

Filhas morreram ao lado do pai meses após perderem mãe e avós

ECONOMIA

Petrobras anuncia reajuste nos preços da gasolina para distribuidoras

EMPREGO

Deputados autorizam a criação de 454 cargos no Ministério Público

EDUCAÇÃO

UEMS Dourados oferece 306 vagas em cursos de graduação para 2027

JUSTIÇA

Dona de casa de prostituição é solta, sem contato com adolescentes

CINEMA

Seis filmes seguem na disputa para representar o Brasil no Oscar

Mais Lidas

DOURADOS

Grupo anuncia reativação do Dourados Park Hotel após duas décadas fechado

INFORME PUBLICITÁRIO

Pedro Juan Caballero abre a temporada da Black Friday Shopping China

DOURADOS

Interno da PED morre no Hospital da Vida após ser socorrido com suspeita de agressão

TEMPO

Com alerta de tempestade a partir da noite, Dourados deve ter semana chuvosa