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Campanha da Agepan estimula cidadania

31 outubro 2004 - 09h01

A primeira campanha de publicidade de utilidade pública realizada pela Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) vai chegar a todos os 78 municípios de Mato Grosso do Sul, levando orientação aos usuários de energia elétrica e transporte de passageiros.  A “Campanha Fomento à Cidadania” será lançada nesta quinta-feira (4/11) e terá duração de três meses na primeira fase. O objetivo é divulgar a toda a sociedade as informações e as ferramentas de comunicação que o usuário dos chamados serviços públicos deve conhecer para ter seus direitos assegurados.O que pode e o que não pode na relação de consumo entre o cidadão e as prestadoras de serviço, os diretos e deveres de cada um, e os canais disponíveis para reclamação, orientação ou sugestão. Essas informações estão nas peças que os usuários irão ver, ler e ouvir. Já está nas ruas da Capital e de cinco das principais cidades do Interior outdoor que informa as áreas de atuação da Agência e o telefone gratuito para contato do usuário. A partir de 08 de novembro, começam a ser distribuídas e veiculadas as demais peças da campanha, assinada também pelo Governo do Estado e pela Agência Nacional de Energia Elétrica, com quem a Agepan mantém convênio para fiscalização dos serviços de energia elétrica. Além da parceria com a Aneel, a campanha está sendo realizada com recursos próprios da Agepan, decorrentes de multas aplicadas por infrações no sistema de transporte intermunicipal de passageiros. Mato Grosso do Sul tem hoje aproximadamente dois milhões de consumidores de energia, considerando as quase 680 mil ligações existentes. Duas distribuidoras (Enersul e Elektro) atendem a essa população. No transporte intermunicipal, que passa por reformulação, são 19 operadoras, uma frota de cerca de 460 veículos e algo em torno de oito milhões de passageiros se deslocando anualmente.  A campanha “Fomento à Cidadania” quer estimular o consumidor a ser mais do que um usuário, um cidadão, por meio da difusão dos direitos e deveres de quem utiliza energia ou viaja nas linhas intermunicipais. Ao mesmo tempo, divulgar a Agepan, como instituição, suas atribuições e canais de comunicação com a sociedade.  A campanha será apresentada na quinta-feira (4/11) para pessoas e instituições que lidam com informação, políticas públicas, direitos do consumidor, prestação de serviços de energia e transporte, entre outros formadores de opinião. 

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