Menu
Busca terça, 21 de setembro de 2021
(67) 99257-3397

Renovação na Assembleia poderá ser superior a 50%

26 agosto 2014 - 06h47

Modorra

Não bastasse a sonolência da campanha eleitoral deste ano, o pleito não oferece nada de atrativo, como os verdadeiros embates públicos dos velhos tempos, que levavam ao delírio os eleitores mais apaixonados a cada frase de efeito ou crítica mais contundente a um adversário. Hoje, nem parece que a campanha já começou e estamos a 40 dias das eleições.

...

Junto e misturado

Não bastasse a apatia eleitoral, a falta de embates e combates, o que se vê, na verdade, são candidatos de coligações opostas dividindo reuniões e encontros com eleitores. Seria apenas para economizar recursos ou, de fato, estão mesmo todos juntos e misturados?
...

Listinhas

Apesar do marasmo eleitoral, há eleitores que quebram a indiferença e começam a fazer as tradicionais listas de possíveis eleitos e reeleitos. Principalmente assessores políticos. Vários deles são vistos por aí com a relação oficial dos candidatos. E dê-lhe comparações! Nas tais listas, há os “já eleitos”, os “com muita chance”, os “quase lá”, os que “brigam por uma vaga” e, claro, os “sem chance”.
...

Quadro

De acordo com os “especialistas”, a eleição para deputado federal será equilibrada entre duas coligações. Apostam que a coligação liderada pelo PT elege três ou quatro federais. O mesmo prognóstico vale para a coligação do PMDB/PSB. Pelas estimativas dos “donos das listas”, duas vagas (ou uma) ficariam para a coligação do PSDB. Esperar pra ver.
...

Equilíbrio

Para a Assembleia Legislativa a correlação de forças também seria equilibrada entre as principais coligações. As consideradas ‘mais fortes’ elegeriam em torno de sete ou oito deputados.
...

Renovo

Estima-se, também, que a renovação no parlamento estadual será marcante. Superando a casa dos cinquenta por cento das cadeiras. Vale observar que seis dos atuais deputados estaduais não disputam a reeleição. O presidente Jerson Domingos (PMDB), Antonio Carlos Arroyo (PR) e Dione Hashioka (PSDB) abriram mão de concorrer este ano; Londres Machado (PR) é candidato a vice-governador, enquanto que Márcio Monteiro (PSDB) e Carlos Marun (PMDB) tentam chegar à Câmara Federal.
...

Procuradora

Larissa Sacco, esposa do ex-médico Roger Abdelmassih, preso semana passada no Paraguai, já morou em Dourados, em meados dos anos 2000, enquanto procuradora do Ministério Público Federal. De Dourados ela conseguiu transferência para Assis (SP), a 287 quilômetros de Jaboticabal, sua cidade natal.
...

Procurada

A advogada abandonou a carreira pública para ir embora com Abdelmassih. Segundo ele, foi dela a ideia de fugir para o país vizinho. O ex-médico foi condenado a 278 anos por crimes de estupro e abuso sexual contra pacientes que procuraram sua clínica para fazer inseminação artificial. Com a prisão dele, ela passou a ser procurada pela Interpol.
...

Mudança

Em carta aberta à população, os movimentos sociais defendem mudança no atual sistema político nacional, a partir de reforma política ‘ampla e restrita’, por meio de uma Constituinte exclusiva e soberana.
...

Financiamento

Fazem coro àqueles que defendem o fim do financiamento das campanhas eleitorais por empresas, o que, segundo avaliam, só favorece a ‘compra de votos’ e a eleição de candidatos que não irão representar o povo e sim aqueles que financiam suas campanhas.
...

Oportunidades

Por fim, cobram uma reforma política para que os jovens, mulheres, negros, indígenas, operários, agricultores, profissionais liberais, professores “tenham oportunidades de se eleger e possam ser os verdadeiros representantes das demandas da classe trabalhadora e do povo brasileira no Congresso Nacional”.
...

Representatividade

Atualmente, segundo apuraram, 70% dos parlamentares brasileiros representam o agronegócio, os grandes empresários e banqueiros; e apenas 7% representam os jovens, 8% os negros e 8% as mulheres.
...

Plebiscito

No período de 1 a 7 de setembro, defensores da Reforma Política irão às ruas. A ideia é colher 10 milhões de assinatura, através do Plebiscito Popular pedindo a criação de uma Constituinte Exclusiva e Soberana para discutir ampla Reforma Política no país. Em Dourados, urnas serão expostas na Praça Antonio João, escolas, igrejas, universidades e sindicatos.
...

Comentários, críticas e sugestões: cafeamargocoluna@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

AJUDA
Auxílio emergencial: nascidos em janeiro recebem hoje a 6ª parcela
AQUIDAUANA
Acusado de atirar na nuca de policial é condenado a 18 anos de prisão
BENEFÍCIO
INSS: quase cinco milhões terão de fazer prova de vida até 2022
DOURADOS
Agetran e Sucata Cultural realizam nesta terça Abordagem de Veículos 
NOVA YORK
Discurso de Bolsonaro abre debate da 76ª Assembleia Geral da ONU
AGRO
Semagro e Iagro lançam campanha para produção de alimentos seguros
CHAPADÃO DO SUL
Caminhão-tanque com etanol pega fogo e quase vai pelos ares
TEMPO
Terça-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
Homem é preso com carro roubado no RJ que seria levado para a Bolívia
IFA
Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses

Mais Lidas

DOURADOS
'Buguinha' é presa e diz que matou caseiro por legítima defesa
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
DOURADOS
Envolvida em execução de detetive é presa novamente em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina