O cantor e compositor Caetano Veloso homenageou, na noite de sábado (18), o indigenista pernambucano Bruno Pereira e o jornalista Inglês Dom Phillips, mortos durante uma expedição no Vale do Javari, na Amazônia. Com uma bandeira estampada com os rostos dos dois, o artista fez seu manifesto em um show realizado em Brasília, no Distrito Federal.
O baiano lotou o auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e atraiu quatro mil pessoas. Na ocasião, foi realizado espetáculo da nova turnê, Meu coco, que conta com releituras de diferentes momentos da obra de Caetano, prestes a completar 80 anos de idade, no próximo mês de agosto.
O repertório é marcado por várias canções de protesto e após após entoar uma delas, a música "Não vou deixar", a estrela de Santo Amaro da Purificaçção, no recôncavo da Bahia, demonstrou indignação contra os assassinatos. Ele estendeu uma grande bandeira com os rostos dos dois, e questionou: "Por que interromperam as investigações?".
O momento foi registrado por espectadores e as imagens viralizaram nas redes sociais. Nos vídeos é possível ver que parte do público reagiu em coro ao gesto do cantor, gritando "Fora Bolsonaro".
No mesmo dia, em Manaus, capital do Amazonas, onde o caso ocorreu, o cantor e compositor Nando Reis também homenageou Dom e Bruno.
Na manhã deste domingo (19), horas depois do espetáculo, manifestantes fizeram um ato na Asa Norte, em Brasília, cobrando por justiça pelas mortes. Os participantes carregaram imagens de Bruno e Dom, cobraram responsabilização pelo crime, pediram o fim do garimpo e a saída do presidente da Funai, Marcelo Xavier.
Em Belém, capital do Pará, dezenas de pessoas se reuniram na Praça da República, por volta das 9h, e participaram de uma vigília. Com cartazes, o grupo pediu justiça e cobrou o governo federal pelos crimes contra a Amazônia e os povos originários, além de solicitar urgência nas investigações do caso de Bruno e Dom Phillips e prestar solidariedade às famílias dos dois.
A dupla estava desaparecida desde 5 de junho, enquanto fazia uma viagem na terra indígena do Vale do Javari, no Amazonas. Os restos mortais deles foram encontrados na quarta-feira (15), após um dos suspeitos confessar envolvimento.
Cartazes pedem justiça por Bruno Pereira e Dom Phillips, durante ato em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1 DF
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prazo para aderir acordo de descontos do INSS termina na sexta

Paraguaia é mantida em cárcere por homem procurado por homicídio

Brasil quer aumentar produção e importação de gás da Bolívia

Suspeito de matar jovem a facada em frente a bar se apresenta à polícia e fica preso

Cliente esfaqueia churrasqueiro em restaurante na Marcelino Pires

HU terá mutirão voltado à saúde da mulher no próximo sábado

Edital de citação

Condenado a mais de 9 anos por roubo contra idosa é capturado na zona rural

MPMS investiga fila de espera para exame Holter

Carga de 1,5 tonelada de maconha é apreendida às margens do Rio Apa
Mais Lidas

Árbitra de MS apita jogo do Brasileirão Série A neste sábado

Governo de MS diz ter bloqueado cartões sociais usados até para pagar motel

Dourados pode ter chuva forte e ventos de até 60 km/h nesta segunda-feira

Caetano Veloso protesta contra mortes de Dom Phillips e Bruno Perreira - Crédito: Reprodução - Redes Sociais