A Prefeitura de Caarapó, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, inicia nesta terça-feira o cadastramento de jovens para as 200 vagas que serão oferecidas pelo Projeto Juventude Cidadã. Serão atendidos jovens de 16 a 24 anos em situação de desemprego e que não tenham tido vínculo empregatício com carteira registrada, membros de famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo e que estejam matriculados e freqüentando regularmente estabelecimentos de ensino fundamental ou médio, curso de EJA ou que tenham concluído o ensino médio.
O Projeto Juventude Cidadã se propõe a ser linha de ação que combina um conjunto de políticas públicas, de educação, de direitos humanos, de ação comunitária e que vida à qualificação sócio-profissional de jovens de baixa renda para futura inserção no mundo do trabalho e sua intervenção protagonista no meio social.
As ações englobam etapas como 100 horas de formação em Cidadania e Direitos Humanos; 200 horas de Qualificação Social e Profissional; 125 horas de ações de Prestação de Serviços Voluntários à Comunidade e 75 horas de ações concretas de Inserção dos Educandos no Mundo do Trabalho.
Segundo o Psicólogo José Emilson Silva Ortega, secretário municipal de Ação Social, os cursos oferecidos na área de qualificação profissional serão: Mecânica de Automóveis